Pesquisa
Concept Cars

BMW iX3 nos testes finais antes da estreia em Munique

12:41 - 11-06-2025
 
BMW iX3 nos testes finais antes da estreia em MuniqueBMW iX3 nos testes finais antes da estreia em MuniqueBMW iX3 nos testes finais antes da estreia em MuniqueBMW iX3 nos testes finais antes da estreia em MuniqueBMW iX3 nos testes finais antes da estreia em MuniqueBMW iX3 nos testes finais antes da estreia em MuniqueBMW iX3 nos testes finais antes da estreia em MuniqueBMW iX3 nos testes finais antes da estreia em Munique
BMW iX3 nos testes finais antes da estreia em MuniqueBMW iX3 nos testes finais antes da estreia em MuniqueBMW iX3 nos testes finais antes da estreia em MuniqueBMW iX3 nos testes finais antes da estreia em MuniqueBMW iX3 nos testes finais antes da estreia em MuniqueBMW iX3 nos testes finais antes da estreia em MuniqueBMW iX3 nos testes finais antes da estreia em MuniqueBMW iX3 nos testes finais antes da estreia em Munique

A BMW já lançou para a estrada o novíssimo iX3 100% eléctrico que irá estrear oficialmente em Setembro quando abrirem as portas do salão automóvel de Munique.

Ainda sob a forma de protótipo, e com uma camuflagem que só esconde os pormenores, o primeiro modelo da linha Neue Klasse está já na recta final dos ensaios dinâmicos que está a realizar em Miramas no sul de França.

Maior autonomia, carregamento mais rápido e um posto de condução ainda mais tecnológico apoiado por quatro "super cérebros" definem o Sports Activity Vehicle.

Fiel ao protótipo

Se no estilo se percebe por fora uma inspiração directa do Vision Neue Klasse X, é a bordo que está o principal foco de atenção, logo patente no Panoramic iDrive.

A constituí-lo está o Panoramic Vision com os dados mais relevantes da condução exibidos numa faixa preta a toda a largura do pára-brisas, com o visor head-up 3D a projectar informações para a navegação e a condução automatizada.

Ao centro realça-se o ecrã multimédia em forma de paralelogramo numa montagem mais ergonómica, com o infoentretenimento a ser alimentado pelo novo sistema operativo X da BMW, aliado à inteligência artificial e com menus mais simplificados.

Já o volante adopta controlos que se iluminam quando acionados, exibindo os ícones correspondentes a operações como o multimédia ou os auxiliares à condução.

Até 800 km com uma carga

A BMW mantém em segredo os dados técnicos do novo iX3 mas sempre adiantou que se baseia em propulsores eléctricos mais leves e compactos, alimentados por novas baterias com maior densidade de energia para a sexta geração da tecnologia eDrive (Gen6).

Em estreia neste SAV, este sistema promete uma autonomia combinada até 800 quilómetros, podendo recuperar em dez minutos até 350 quilómetros se carregado a 400 kW graças à arquitectura eléctrica de 800 volts da plataforma.

À semelhança dos futuros modelos da linha Neue Klasse, terá funcionalidades como o V2L (Vehicle to Load) para alimentar aparelhos eléctricos, V2H (Vehicle to Home) para fornecer energia à casa, e V2G (Vehicle to Grid), para alimentar a rede eléctrica pública.

O "super cérebro" Heart of Joy, aliado ao controlo de desempenho dinâmico da BMW, eleva a dinâmica de condução a um novo patamar, ao actuar sobre a travagem e aceleração, assim como a regeneração de energia ou a estabilidade do veículo.

A solução permite que ambos os grupos de sistemas operem em conjunto com tempos de reacção na ordem de milissegundos graças ao seu poder computacional.

A estreia oficial do BMW iX3 está agendada para o salão automóvel de Munique que irá decorrer de 9 a 14 de Setembro na capital da Baviera.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.