
















A BMW já lançou para a estrada o novíssimo iX3 100% eléctrico que irá estrear oficialmente em Setembro quando abrirem as portas do salão automóvel de Munique.
Ainda sob a forma de protótipo, e com uma camuflagem que só esconde os pormenores, o primeiro modelo da linha Neue Klasse está já na recta final dos ensaios dinâmicos que está a realizar em Miramas no sul de França.
Maior autonomia, carregamento mais rápido e um posto de condução ainda mais tecnológico apoiado por quatro "super cérebros" definem o Sports Activity Vehicle.
Se no estilo se percebe por fora uma inspiração directa do Vision Neue Klasse X, é a bordo que está o principal foco de atenção, logo patente no Panoramic iDrive.
A constituí-lo está o Panoramic Vision com os dados mais relevantes da condução exibidos numa faixa preta a toda a largura do pára-brisas, com o visor head-up 3D a projectar informações para a navegação e a condução automatizada.
Ao centro realça-se o ecrã multimédia em forma de paralelogramo numa montagem mais ergonómica, com o infoentretenimento a ser alimentado pelo novo sistema operativo X da BMW, aliado à inteligência artificial e com menus mais simplificados.
Já o volante adopta controlos que se iluminam quando acionados, exibindo os ícones correspondentes a operações como o multimédia ou os auxiliares à condução.
A BMW mantém em segredo os dados técnicos do novo iX3 mas sempre adiantou que se baseia em propulsores eléctricos mais leves e compactos, alimentados por novas baterias com maior densidade de energia para a sexta geração da tecnologia eDrive (Gen6).
Em estreia neste SAV, este sistema promete uma autonomia combinada até 800 quilómetros, podendo recuperar em dez minutos até 350 quilómetros se carregado a 400 kW graças à arquitectura eléctrica de 800 volts da plataforma.
À semelhança dos futuros modelos da linha Neue Klasse, terá funcionalidades como o V2L (Vehicle to Load) para alimentar aparelhos eléctricos, V2H (Vehicle to Home) para fornecer energia à casa, e V2G (Vehicle to Grid), para alimentar a rede eléctrica pública.
O "super cérebro" Heart of Joy, aliado ao controlo de desempenho dinâmico da BMW, eleva a dinâmica de condução a um novo patamar, ao actuar sobre a travagem e aceleração, assim como a regeneração de energia ou a estabilidade do veículo.
A solução permite que ambos os grupos de sistemas operem em conjunto com tempos de reacção na ordem de milissegundos graças ao seu poder computacional.
A estreia oficial do BMW iX3 está agendada para o salão automóvel de Munique que irá decorrer de 9 a 14 de Setembro na capital da Baviera.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?