Pesquisa
Concept Cars
Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?
19:26 - 06-08-2019
  32
Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?
Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?Ainda se lembra da Renault Espace com motor F1 de 820 cv?
A Renault Espace começou a ser desenvolvida na década de 70, pela mão do designer britânico Fergus Pollock, mas a versão de produção só acabaria por ser lançada em 1984. Este modelo rapidamente se tornou numa das monologares mais populares do mercado e para celebrar este sucesso, a Renault quis assinalar o 10º aniversário deste modelo com o lançamento de uma Espace bastante especial.

Esta versão apareceu em 1994, precisamente o ano em que a Williams conquistou o terceiro título no campeonato de construtores da Fórmula 1 desde que passou a usar motores V10 da Renault, em 1989. Estes motores da marca francesa revelaram-se perfeitos para os FW14 e FW15 projectados por Adrian Newey.

A Renault viu aqui a oportunidade perfeita para assinalar esta ligação com a F1 e o aniversário da Espace. À partida estamos perante coisas tão distintas que ninguém pensou que pudessem ser combinadas, mas a fabricante gaulesa surpreendeu tudo e todos e apresentou a Renault Espace F1.

Da Renault Espace convencional só tinha mesmo a forma básica, já que até a carroçaria sofreu uma verdadeira revolução e ganhou vários apoios aerodinâmicos. Mas a grande estrela desta proposta era o motor, "roubado" ao monolugar FW15C da Williams na Fórmula 1.

Este bloco V10 de 3,5 litros naturalmente aspirado debitava entre 700 a 780 cv de potência na F1, mas a Renault Sport conseguiu uma afinação para esta Espace F1 que lhe garantiu uns impressionantes 820 cv! Este bloco estava acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades (idêntica à usada na F1) que lhe permitia chegar aos 100 km/h em 2,8 segundos, aos 200 km/h em 6,9 segundos e atingir os 312 km/h de velocidade máxima.

Para aguentar toda esta potência a Renault construiu para esta Espace um chassis em fibra de carbono e colocou o motor V10 em posição central-traseira. O próprio Frank Williams apoiou e ajudou a financiar o projecto, sendo que os engenheiros da Williams acompanharam de perto a criação deste "monstro".

Este modelo acabaria por ficar imortalizado no videojogo Gran Turismo 2, um dos jogos mais importantes da sua geração, e a verdade é que quase 25 anos depois este continua a ser uma das criações mais radicais que já vimos!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.