Pesquisa
Concept Cars

Ioniq 5 Robotaxi: condução autónoma sem condutor

13:25 - 31-08-2021
 
Ioniq 5 Robotaxi: condução autónoma sem condutorIoniq 5 Robotaxi: condução autónoma sem condutorIoniq 5 Robotaxi: condução autónoma sem condutorIoniq 5 Robotaxi: condução autónoma sem condutorIoniq 5 Robotaxi: condução autónoma sem condutor
Ioniq 5 Robotaxi: condução autónoma sem condutorIoniq 5 Robotaxi: condução autónoma sem condutorIoniq 5 Robotaxi: condução autónoma sem condutorIoniq 5 Robotaxi: condução autónoma sem condutorIoniq 5 Robotaxi: condução autónoma sem condutor

A Hyundai revelou esta terça-feira o Ioniq 5 Robotaxi, uma viatura de condução autónoma de nível 4 baseado no SUV 100% eléctrico lançado no início deste ano. 

O protótipo será a base do primeiro veículo comercial da parceira Motional, uma das líderes globais em tecnologia de condução autónoma. 

Operada em segurança sem condutor, esta versão para serviços de transporte público e de mercadorias chegará ao mercado em 2023, integrando o serviço da Lyft.

Interacção com passageiro 

O Ioniq 5 Robotaxi integra um conjunto de sensores que se encontram maioritariamente no exterior, distinguindo-o de um veículo convencional. 

Os mais de 30 sensores que possui, numa combinação de câmaras, radares e Lidar, proporcionam uma percepção de 360º. 

As imagens de alta resolução e detecção de objectos de longo alcance permitem uma operação autónoma segura em situações de condução diversas. 

O Robotaxi será equipado com tecnologia comprovada de condução autónoma da Motional, que inclui sistemas de machine learning avançados. 

O interior irá também integrar um conjunto de funcionalidades para o passageiro interagir com o veículo durante a viagem, como redireccioná-lo ou realizar uma paragem adicional.

O resultado desta experiência irá definir novos padrões para uma condução autónoma no transporte de passageiros e mercadorias. 

A atenção à segurança e conforto dos passageiros é palpável nas redundâncias de segurança em todos os equipamentos, como a navegação, direcção, travagem e potência. 

Comandado à distância 

A Motional disponibiliza também um sistema de assistência à distância, caso o veículo se depare com um cenário invulgar, como estradas em construção ou alagadas. 

Perante essas situações, um operador remoto Motional poderá conectar-se de imediato ao veículo e redireccioná-lo para um novo percurso. 

O resultado final é uma integração perfeita entre a configuração e carroçaria do veículo, com o hardware e a autonomia a trabalharem em sintonia para uma operação de condução autónoma segura e capaz. 

"O Robotaxi representa a visão da Motional em tornar real no futuro a condução autónoma", explicou Karl Iagnemma, presidente da Motional. 

"Esta colaboração permitiu que produzíssemos um robotaxi altamente seguro e fiável, com um preço optimizado para a produção global e comercialização em massa". 

O Ioniq 5 Robotaxi terá a sua estreia mundial no salão automóvel de Munique, que decorre entre 7 e 12 de Setembro na Alemanha. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.