A Volkswagen estará a preparar-se para recuperar o conceito Microbus – o furgão que ficou mundialmente famoso como o "pão-de-forma" – como um dos elementos da sua estratégia de modelos eléctricos que irá começar a vender a partir de 2020.
Um monovolume de sete lugares, feito sobre a nova plataforma modular que o grupo alemão está a desenvolver para os seus automóveis eléctricos (denominada MEB) e que seria o segundo modelo na estratégia "emissões zero", depois da berlina antecipada pelo protótipo ID, a lançar em finais de 2019. O estilo poderá ser inspirado no "concept" Budd-E, apresentado no início deste ano, na feira de electrónica de Las Vegas (CES), já com dimensões aproximadas das que o futuro Microbus poderá vir a ter, com um comprimento de 4,6 m.
Com a plataforma MEB, a VW consegue que as baterias ocupem todo o "chão" do carro, colocando o motor eléctrico atrás, sobre o eixo traseiro. A vantagem é o espaço interior que se ganha: embora nada haja de oficial, fontes com ligações ao projecto confidenciaram que esse futuro Microbus poderá oferecer o mesmo espaço das actuais Multivan, apesar de ser quase meio metro mais curto! Curiosamente, aquela estrutura mecânica num "transportador" em tudo semelhante ao Microbus original, feito sobre a base mecânica do Carocha, mas com um motor refrigerado a ar sobre o eixo traseiro…
Em relação à plataforma do primeiro "concept" desta nova família eléctrica –
o ID, apresentado no último salão de Paris – a deste monovolume de sete lugares cresceria tanto na distância entre eixos como em largura de vias, de forma a aumentar o espaço interior. Algo que a modularidade daquela base proporciona, com a vantagem de permitir acrescentar mais baterias de iões de lítio, refrigeradas a água.
De tal forma que, apesar das maiores dimensões, do elevado número de ocupantes e de alimentar um motor de 122 kW (o equivalente a 165 cv), o futuro monovolume eléctrico aponta para uma autonomia de 500 km, tornando-o já um viajante limpo. O futuro Microbus terá tracção traseira, por o motor estar situado sobre o eixo posterior, mas poderá também ter versões com transmissão integral, com um pequeno motor montado no eixo dianteiro.
Como referimos, este poderá ser o segundo de uma família de cinco modelos eléctricos que a Volkswagen irá lançar na viragem da década, começando com o ID, em finais de 2019, princípios de 2020. A plataforma MEB foi desenvolvida especificamente para a família "emissões zero" da marca, nada tendo a ver com as que estão a ser feitas para as "irmãs" do Grupo, com a Audi a trabalhar no SUV e-tron quattro e a Porsche na berlina
Mission E.
Nos primeiros dias de Janeiro, na maior feira de electrónica mundial, o CES, em Las Vehas (Estados Unidos), a Volkswagen irá apresentar a sua visão da mobilidade do futuro que não se limita apenas ao lançamento de uma família de veículos eléctricos. Tratando-se de um certame virado para os consumidores de electrónica, a marca alemã exibirá as suas ideias quanto às novas formas de conectividade entre as pessoas, os veículos e o ambiente que os rodeia. Mas a presença, pela primeira vez nos EUA, do "concept" ID está a ser aguardada com grande expectativa.