Pesquisa
Actualidade

VW recupera Microbus como segundo modelo eléctrico

10:45 - 15-12-2016
  54
VW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctrico
VW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctricoVW recupera Microbus como segundo modelo eléctrico
A Volkswagen estará a preparar-se para recuperar o conceito Microbus – o furgão que ficou mundialmente famoso como o "pão-de-forma" – como um dos elementos da sua estratégia de modelos eléctricos que irá começar a vender a partir de 2020.

Um monovolume de sete lugares, feito sobre a nova plataforma modular que o grupo alemão está a desenvolver para os seus automóveis eléctricos (denominada MEB) e que seria o segundo modelo na estratégia "emissões zero", depois da berlina antecipada pelo protótipo ID, a lançar em finais de 2019. O estilo poderá ser inspirado no "concept" Budd-E, apresentado no início deste ano, na feira de electrónica de Las Vegas (CES), já com dimensões aproximadas das que o futuro Microbus poderá vir a ter, com um comprimento de 4,6 m.

Com a plataforma MEB, a VW consegue que as baterias ocupem todo o "chão" do carro, colocando o motor eléctrico atrás, sobre o eixo traseiro. A vantagem é o espaço interior que se ganha: embora nada haja de oficial, fontes com ligações ao projecto confidenciaram que esse futuro Microbus poderá oferecer o mesmo espaço das actuais Multivan, apesar de ser quase meio metro mais curto! Curiosamente, aquela estrutura mecânica num "transportador" em tudo semelhante ao Microbus original, feito sobre a base mecânica do Carocha, mas com um motor refrigerado a ar sobre o eixo traseiro…

Em relação à plataforma do primeiro "concept" desta nova família eléctrica – o ID, apresentado no último salão de Paris – a deste monovolume de sete lugares cresceria tanto na distância entre eixos como em largura de vias, de forma a aumentar o espaço interior. Algo que a modularidade daquela base proporciona, com a vantagem de permitir acrescentar mais baterias de iões de lítio, refrigeradas a água.

De tal forma que, apesar das maiores dimensões, do elevado número de ocupantes e de alimentar um motor de 122 kW (o equivalente a 165 cv), o futuro monovolume eléctrico aponta para uma autonomia de 500 km, tornando-o já um viajante limpo. O futuro Microbus terá tracção traseira, por o motor estar situado sobre o eixo posterior, mas poderá também ter versões com transmissão integral, com um pequeno motor montado no eixo dianteiro.

Como referimos, este poderá ser o segundo de uma família de cinco modelos eléctricos que a Volkswagen irá lançar na viragem da década, começando com o ID, em finais de 2019, princípios de 2020. A plataforma MEB foi desenvolvida especificamente para a família "emissões zero" da marca, nada tendo a ver com as que estão a ser feitas para as "irmãs" do Grupo, com a Audi a trabalhar no SUV e-tron quattro e a Porsche na berlina Mission E.

Nos primeiros dias de Janeiro, na maior feira de electrónica mundial, o CES, em Las Vehas (Estados Unidos), a Volkswagen irá apresentar a sua visão da mobilidade do futuro que não se limita apenas ao lançamento de uma família de veículos eléctricos. Tratando-se de um certame virado para os consumidores de electrónica, a marca alemã exibirá as suas ideias quanto às novas formas de conectividade entre as pessoas, os veículos e o ambiente que os rodeia. Mas a presença, pela primeira vez nos EUA, do "concept" ID está a ser aguardada com grande expectativa.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.