A Volvo foi uma das estrelas em Genebra, no salão automóvel… "real" – protótipos à parte –, ao
apresentar a nova geração do seu "best-seller" XC60. Mas, este ano, a marca sueca não se ficará por aqui no seu ambicioso processo de renovação e prepara-se para lançar um novo SUV compacto, o XC40.
O que já não é novidade, já aqui falámos deste carro e da sua apresentação mais para o final do ano (talvez Setembro, no salão de Frankfurt?...) e comercialização em 2018. O que se soube de novo é que o XC40 irá estrear um novo motor de três cilindros a gasolina, com 1,5 litros e turbocompressor que passará a ser o motor mais pequeno que a Volvo utiliza nos seus carros, devendo debitar cerca de 180 cv!
Este novo motor é derivado do quatro cilindros 2.0 e será utilizado noutra versão particularmente interessante: o XC40 também será vendido como híbrido "plug-in", em que aquele 1.5 receberá o apoio de um motor eléctrico de 75 cv. Esta versão, denominada T5 Twin Engine, terá tracção dianteira e estará equipada com caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem, tendo a capacidade de percorrer cerca de 50 km em modo puramente eléctrico. O Volvo XC40 contará, obviamente, com motorizações Diesel e outros propulsores a gasolina.
A Volvo aproveitou o final do Inverno para os derradeiros testes dinâmicos do XC40 em condições de frio extremo, mas manteve os seus protótipos bem disfarçados por pesadíssima camuflagem. Contudo, há detalhes que são mais que óbvios, como as ópticas dianteiras com os já marcantes faróis que a marca designa como "martelos de Thor", uma frente e um portão traseiro cheio de ângulos. No fundo, a passagem para um automóvel de série das linhas já antecipadas pelo Concept 40.1, revelado há um ano.
O XC40, primeiro SUV compacto da Volvo, será o primeiro modelo a usar a plataforma Compact Modular Architecture (CMA) que servirá outros modelos a lançar num futuro próximo, como a futura geração do V40, esperada em 2019, nas variantes "normal" e Cross Country. Nas versões mais altas da gama, tanto em equipamento como em motorizações, o Volvo XC40 tem a ambição de concorrer com o Range Rover Evoque, apesar de as suas dimensões serem um pouco mais compactas.