Fala-se que poderá se uma das surpresas guardadas para o salão de Frankfurt, sendo o verdadeiro "cartão-de-visita" da Polestar
desde que ganhou estatuto de submarca dentro do mundo Volvo: um coupé híbrido com mais de 600 cv a que até se poderá juntar, mais tarde, um segundo modelo igualmente de prestações ímpares.
É sabido que a Volvo promoveu a independência daquele que era, até aqui, o seu "braço desportivo", a Polestar, anunciando que se dedicaria também a modelos electrificados ou eléctricos de altas prestações, acompanhando a estratégia da marca principal que anunciou recentemente que deixará de vender modelos apenas com motor a combustão já em 2019. Pensava-se, contudo, que se dedicaria a versões especialmente "musculadas" de modelos da Volvo mas, afinal, a Polestar terá mesmo vida própria e modelos específicos, a exemplo do que sucede, por exemplo, com a AMG em relação à Mercedes.
Assim, no salão de Frankfurt poderá ser apresentado um primeiro protótipo do que será um "coupé" tecnologicamente muito evoluído, com mecânica híbrida "plug-in" a permitir e uma boa autonomia eléctrica e potência total a superar os 600 cv. É verdade que a Volvo já dispõe de uma mecânica desse género que usa no
XC90 T8 mas "apenas" com 408 cv, 88 cv do motor eléctrico e 320 cv de um quatro cilindros 2.0 turbo. É uma questão de usar um motor a gasolina mais poderoso e um módulo híbrido também mais eficaz, embora o problema seja "encaixar" tudo isso num "coupé"…
A plataforma poderá ser a do novo S60 que é esperado para o próximo ano. Mas também se sabe que a Geely, companhia chinesa que é proprietária da Volvo, investiu fortemente na criação de duas plataformas flexíveis para modelos maiores ou mais pequenos, já a prever a nova fase da hibridização, sendo também boas hipóteses para servir de base não só ao "coupé" que a Polestar estará a desenvolver como a um falado segundo modelo, de que não há ainda qualquer informação, a não ser que será igualmente exclusivo e de prestações elevadas.
Quanto ao estilo, não há grandes informações se a Polestar terá um "design" próprio e independente do da Volvo ou se, o que fará mais sentido, seguirá as linhas da marca sueca que tanto sucesso têm feito nos produtos mais recentes. E se o novo "coupé" poderá ir até buscar inspiração ao Concept Coupe exibido pela Volvo em 2014 e que mostramos nas fotos que ilustram esta notícia.
A Volvo tem vindo a bater recordes de vendas mês após mês, numa recuperação notável, depois de ter estado quase à beira do encerramento. Com um calendário de novos lançamentos bem recheado, receberá ainda a ajuda estratégica da nova marca Polestar para evoluir mais rapidamente a sua imagem de marca!