Um dos automóveis mais icónicos da história da Volvo completa este ano o seu 25º aniversário. O 850, fruto do Projecto Galaxy, foi o primeiro automóvel da marca sueca com tracção dianteira e um motor transversal de 5 cilindros.
O 850 nasceu da vontade da Volvo em inovar e começou a ser pensado em 1978, altura em que a construtora decidiu que era hora de
"pensar de forma livre e apontar para as estrelas", razão pela qual o projecto foi baptizado com o nome "Galaxy".
Apresentado a 11 de Junho de 1991 em Estocolmo, o 850 foi revelado como um dos maiores investimentos industriais suecos alguma vez feitos. Apesar de ter herdado algumas características em comum com a série 700, o 850 foi um automóvel completamente novo e redesenhado. Lançado sobre o lema
"um automóvel dinâmico com quatro estreias mundiais", sendo que estas "estreias" incluíam um motor transversal de 5 cilindros, um sistema integrado de protecção lateral, SIPS e cinto de segurança dianteiro auto ajustável.
O primeiro modelo a ser apresentado foi o 850 GLT, alimentado por um motor de combustão normal, 20 válvulas e 170 cavalos. Já em Fevereiro de 1993, a Volvo revelou a importante versão carrinha, que assinava algumas diferenças estéticas, sobretudo ao nível da traseira, que passou a ter um ângulo recto para maximizar a capacidade de carga da bagageira.
Competição. O modelo 850 também teve um grande sucesso nas pistas, sendo que em 1994 a Volvo estava a competir com carrinhas no British Touring Car Championship (BTCC), algo que não deixava ninguém indiferente.
A Volvo fez um investimento considerável em conjunto com a equipa Tom Walkinshaw Racing, onde competiam os pilotos Rickard Rydell e Jan Lammers. No entanto, em 1995, por culpa de uma actualização de regulamentos, a Volvo teve que abandonar a ideia de competir com carrinhas e avançou para uma troca de modelo.
Segurança. O Volvo 850 teve, em 1995, surgiu como o primeiro carro de produção a incluir airbags laterais, causando um enorme impacto na imprensa, que desde o seu aparecimento o denominava como
"o carro mais seguro do mundo".
O fim de produção do modelo 850 aconteceu em 1996, um ciclo de vida que atingiu um total de 1.360.522 automóveis produzidos. Em 1997, este modelo foi submetido a um "facelift" e deu origem ao S70 (versão saloon) e V70 (versão carrinha). A tradição das carrinhas continua viva e a Volvo prepara-se para lançar em Portugal a
nova V90, modelo que continua a carregar em sim todos estes anos de história.