Os automóveis só com motor de combustão, como sempre os conhecemos, acabam de vez em 2019 para a Volvo, segundo anunciou hoje a marca sueca! A partir dessa data, todos os carros lançados pela Volvo terão alguma forma de electrificação, contando sempre com um motor eléctrico: seja um híbrido normal, um híbrido "plug-in" ou um modelo totalmente eléctrico, não mais haverá um modelo apenas com motor de combustão.
"Tem tudo a ver com os clientes, as pessoas procuram cada vez mais automóveis electrificados", explicou Håkan Samuelsson, presidente executivo da Volvo.
"Queremos corresponder às necessidades actuais e futuras dos nossos clientes que passarão a poder escolher qual dos Volvo electrificados desejam".
A oferta da Volvo, a partir de 2019, estará concentrada em três grandes grupos: os híbridos com tecnologia de 48V; os híbridos "plug-in" que têm baterias maiores e podem ser carregados numa tomada, oferecendo maiores autonomias eléctricas; e os automóveis puramente eléctricos, anunciando a Volvo o lançamento de cinco modelos entre 2019 e 2021. Destaque-se ainda que, em relação aos híbridos, a Volvo avança que utilizarão motores a gasolina e Diesel.
No que respeita aos cinco modelos totalmente eléctricos, a marca sueca especificou que três deles terão o seu emblema, enquanto os outros dois serão veículos eléctricos de elevadas "performances" que
aparecerão sob a marca Polestar. Recorde-se que foi há poucas semanas que a Volvo anunciou a mudança de direcção do seu "braço" Polestar, até aqui a sua divisão desportiva, e que passará a concentrar-se em automóveis eléctricos de elevadas prestações, tendo até uma hierarquia própria, liderada pelo vice-presidente da Volvo, Thomas Ingenlath.
"Este anúncio marca o fim dos automóveis movidos apenas por motores de combustão interna.", explicou Håkan Samuelsson.
"A Volvo já tinha anunciado os seus planos de vender um total de um milhão de automóveis electrificados até 2025. Quando o dissemos falávamos a sério e é assim que o vamos fazer!".
Volvo 100% electrificada a partir de 2019!
Jogada de "marketing" em antecipação ou preocupação real com a "limpeza" do nosso Planeta – a marca sueca, propriedade da chinesa Geely, promete que as suas operações serão neutras para o clima em 2025 –, a Volvo torna-se o primeiro grande construtor "tradicional" a anunciar a total electrificação da sua gama a curto prazo. E prossegue a sua fantástica dinâmica que lhe vem valendo recordes de vendas consecutivos, tendo estabelecido um novo máximo no primeiro semestre deste ano, com um crescimento de 8,2%!