Lançado há cerca de 25 anos (completam-se este ano), o McLaren F1 continua a ser dos mais fascinantes superdesportivos alguma vez concebidos. Não só pela sua invulgar disposição interior com três lugares, com o condutor no centro e os dois passageiros de cada lado, mais recuados, mas acima de tudo pelas "performances" verdadeiramente excepcionais!
Viaje no McLaren F1 até aos… 391 km/h e fique por dentro de um recorde!
E é incrível como, ao fim destes anos todos, continuam a aparecer histórias deliciosas em torno deste "maquinão" que ainda hoje, mesmo comparado com os superdesportivos actuais, consegue fazer boa figura. É o caso deste fantástico vídeo a mostrar o recorde de velocidade alcançado por uma das últimas unidades experimentais do F1, designada por XP5, e conduzida pelo britânico Andy Wallace que acabara de vencer as 24 Horas de Le Mans, precisamente num McLaren F1.
Estávamos em 1998 – passaram-se quase 20 anos e ainda não foi feito nenhum carro com motor atmosférico mais rápido que o F1! – e a McLaren foi até à pista de testes da VW de Ehra-Lessien para ver o máximo que o seu desportivo conseguiria fazer. Esta pista é composta, basicamente, por duas rectas, a maior das quais tem… 9 km de comprimento, unidas por duas curvas com grande inclinação. Foi aqui que o Bugatti Veyron ultrapassou os 400 km/h.
Vale a pena recuar quase vinte anos e viver, bem por dentro, a aventura que foi estabelecer um recorde de velocidade para um carro de produção, com… 391 km/h! E perceber que, uns anos depois, o próprio Andy Wallace se interroga como foi capaz de entrar naquele "mundo desconhecido" num carro "calçado" com pneus de estrada!