A Venturi estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade para veículos de propulsão eléctrica, com o seu VBB-3 a estabelecer a marca de 549,43 km/h. O novo máximo foi estabelecido no enorme lago salgado de Boneville no estado do Utah (Estados Unidos), onde por esta altura se concentram todas as tentativas de recordes de velocidade.
A marca monegasca, em colaboração, uma vez mais, com o Center For Automotive Research, da Universidade do Ohio, conseguiu finalmente bater a sua própria marca, depois de três adiamentos… O seu primeiro recorde data de 2009, com 487 km/h, batido pelo VBB-2.5 em 2010, com 495 km/h. Este VBB-3 foi construído no primeiro semestre de 2013, mas as tentativas de recorde foram sempre frustradas pelo mau tempo e até inundações deste deserto salgado!
Desta vez, contudo, o tempo esteve a favor da Venturi e do VBB-3, com o veterano piloto Roger Schroer encantado com os percursos efectuados:
"Cada vez que me sento no carro adoro guiá-lo e atingir estas prestações, embora a estas velocidades nos tenhamos de focar na missão e não nas emoções", referiu, deixando um aviso:
"Sei que podemos ir ainda mais longe! Esta semana a pista esteve muito boa, sem provocar qualquer instabilidade ao veículo. Muito melhor que nos últimos dias de afinações e testes. Temos de ser pacientes e esperar pela pista estar pronta".
Para o recorde ser homologado pela FIA, o veículo tem de percorrer uma milha (1,6 km) lançada por duas vezes e em sentidos opostos, num espaço de tempo inferior a uma hora, sendo a marca homologada a média das duas passagens. Foi o que o Venturi VBB-3 fez, chegando num dos percursos a atingir uma velocidade máxima de 576 km/h!
Fundada em 1984 como marca de automóveis desportivos, a Venturi passou por uma grave crise até ser comprada, em 2000, por Gildo Pallanca Pastor que apostou na diferença, tendo logo a visão de criar veículos desportivos, sim, mas eléctricos. Muito à frente do seu tempo, veio trilhando o seu caminho – e aderiu desde a primeira hora à Fórmula E, onde alinha dois carros – e mostrava-se muito aliviado com este recorde!
"Há três anos que esperávamos por este resultado! O VBB-3 é o mais potente automóvel eléctrico do Mundo, com 3000 cv, mas tínhamos de mostrar que era também o mais rápido", referiu Pastor.
"E serviu também para mostrar que esta parceria entre um construtor e estudantes pode trazer muito a esta nova indústria automóvel em termos de pesquisa e desenvolvimento".
Agora que a Venturi estabeleceu um novo máximo de velocidade para veículos eléctricos… espera-se que siga a máxima de que os recordes existem para serem quebrados!