Virá aí mais um superdesportivo de "performances" de cortar a respiração e fabricado numa série ultra limitada? É o que promete a Casil Motors, ao anunciar "o mais extremo superdesportivo, sem os aborrecidos cortes e limitações da moderna electrónica e construído a partir das cinzas do Bugatti"!
O anúncio é suficientemente ambicioso e… estrondoso para não provocar sensação e grande curiosidade. Mas, afinal, o que é isto da Casil Motors?! Trata-se, afinal, do recuperar de um projecto já com 17 anos, de um superdesportivo de nome Edonis que chegou a ser anunciado pela PSC Motors, na forma do protótipo SP-200 SIN, com um motor V8 de… nove litros com 1650 cv e velocidade máxima superior aos 450 km/h! Não foi longe, contudo…
Desta feita, o presidente da Casil, Antonio Calva, espera concretizar mesmo o projecto que começou precisamente na falência da Bugatti Automobili, em 1995. Nessa altura, um grupo de trabalhadores da fábrica juntou dinheiro para comprar 17 chassis em fibra de carbono que estavam prontos para serem usados na montagem de novas unidades do EB110. A ideia era construírem, sobre essas coques em carbono, um novo superdesportivo que se chamaria Edonis, o que nunca chegou a acontecer…
As "performances" são agora menos… alucinantes, mas mais realistas. O projecto prevê usar um motor de 12 cilindros 3.8 biturbo com 720 cv, caixa manual de 6 velocidades e tracção traseira, apontando para uma velocidade máxima de 355 km/h e aceleração até aos 100 km/h em 3,5 s. Tudo sobre uma plataforma que, afinal, já tem 23 anos… Será desta que o Edonis se tornará mesmo realidade?!