Pesquisa
Actualidade

Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!

12:31 - 27-01-2018
  120
Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!
Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!Vem aí um novo superdesportivo com base num Bugatti… de há 23 anos!

Virá aí mais um superdesportivo de "performances" de cortar a respiração e fabricado numa série ultra limitada? É o que promete a Casil Motors, ao anunciar "o mais extremo superdesportivo, sem os aborrecidos cortes e limitações da moderna electrónica e construído a partir das cinzas do Bugatti"!

O anúncio é suficientemente ambicioso e… estrondoso para não provocar sensação e grande curiosidade. Mas, afinal, o que é isto da Casil Motors?! Trata-se, afinal, do recuperar de um projecto já com 17 anos, de um superdesportivo de nome Edonis que chegou a ser anunciado pela PSC Motors, na forma do protótipo SP-200 SIN, com um motor V8 de… nove litros com 1650 cv e velocidade máxima superior aos 450 km/h! Não foi longe, contudo…

Mas eis que o projecto Edonis volta a ser falado, mostrando ser um exemplo de persistência e da perseguição de um sonho por parte de um grupo de antigos empregados da Bugatti Automobili. Falamos da breve reaparição da mítica marca fundada por Ettore Bugatti que, no início dos anos 90, renasceu pelas mãos do empresário italiano Romano Artioli, chegando mesmo a fabricar 139 unidades do EB110. Um dos mais famosos exemplares será, aliás, leiloado dentro de dias em França.

Desta feita, o presidente da Casil, Antonio Calva, espera concretizar mesmo o projecto que começou precisamente na falência da Bugatti Automobili, em 1995. Nessa altura, um grupo de trabalhadores da fábrica juntou dinheiro para comprar 17 chassis em fibra de carbono que estavam prontos para serem usados na montagem de novas unidades do EB110. A ideia era construírem, sobre essas coques em carbono, um novo superdesportivo que se chamaria Edonis, o que nunca chegou a acontecer…

No ano passado, a Casil comprou os direitos desse projecto que quer agora concretizar, mantendo a carroçaria em alumínio, sobre a estrutura em carbono que era a base do Bugatti EB110. Antonio Calva diz mesmo que o carro está já na fase final de desenvolvimento e que a produção poderá começar em breve, prevendo a construção de 15 unidades que deverão ser vendidas a 690 mil euros cada.

As "performances" são agora menos… alucinantes, mas mais realistas. O projecto prevê usar um motor de 12 cilindros 3.8 biturbo com 720 cv, caixa manual de 6 velocidades e tracção traseira, apontando para uma velocidade máxima de 355 km/h e aceleração até aos 100 km/h em 3,5 s. Tudo sobre uma plataforma que, afinal, já tem 23 anos… Será desta que o Edonis se tornará mesmo realidade?!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.