Já sabemos que, mais coisa menos coisa, continuará muito parecido ou quase igual à geração anterior, mas de cada vez que a Porsche começa os ensaios de desenvolvimento dinâmico de uma nova geração do 911… até sentimos um arrepio na espinha! Vem aí coisa boa! E mesmo que ainda estejamos a mais de um ano do lançamento da que será a oitava geração do mítico 911, os protótipos que já rodam no rigoroso Inverno do Círculo Polar Árctico permitem avançar com algumas novidades.
Designado internamente por 992 (o modelo actualmente à venda é o 991), o futuro 911 deverá ter o mesmo comprimento, mas será mais largo, de forma a ganhar um aumento na largura das vias que permitirá elevar ainda mais a fasquia do comportamento dinâmico. Alteração na sequência do significativo aumento da distância entre eixos verificado na geração actual e que poderá vir a crescer mais um pouco, mas apenas milimetricamente.
Por outro lado, há rumores que justificam o aumento da largura da via traseira com uma outra necessidade: arranjar espaço para uma futura variante híbrida do 911! Não é surpresa nenhuma, há muito que os responsáveis da marca assumiram a "electrificação" progressiva de toda a gama, sem excepções mesmo se, no caso do 911, esse trabalho não será fácil por falta de espaço. Mas é certo que o desportivo terá uma variante híbrida "plug-in" – exactamente, de ligar à tomada! – talvez em 2020.
Certo é o abandono dos motores atmosféricos na próxima geração do 911 que deverá ser lançada em 2019. Desde o Carrera ao GT3, todos os modelos passarão a contar com propulsores de seis cilindros com turbocompressor, para ligeiros aumentos de potência e razoáveis reduções de consumos e emissões. Como exemplo, o Carrera poderá passar de 370 para 385 cv, enquanto o Carrera S subirá dos 420 para os 440 cv.
Os carros apanhados em testes na Escandinávia tinham ainda alguma camuflagem, em especial na frente, disfarçando um pára-choques que se calcula ter um novo desenho. Permitem, contudo, que se perceba que têm uma asa traseira a toda a largura do carro, bem como a luz de travão que é agora uma fina linha de luz que une as duas ópticas. Até ao seu lançamento que ainda vem longe, outras imagens mais esclarecedoras aparecerão, certamente…