A SEAT acaba de confirmar que vai alargar a sua gama SUV com um modelo de sete lugares que se vai colocar acima do
novo Ateca e que vai chegar ao mercado já em 2018.
Assente na plataforma MQB do Grupo Volkswagen, este modelo terá por base o
Kodiaq, o novo SUV de sete lugares da Skoda. Porém, o desenho exterior será da responsabilidade dos designers da fabricante de Martorell, sendo que os mais recentes rumores apontam para uma carroçaria muito próxima do SEAT 20V20, concept que ilustra este artigo e que a marca espanhola levou ao Salão Automóvel de Genebra em 2015.
Com um comprimento estimado de 4,7 metros, este SUV fica muito próximo do registo do Kodiaq, que soma 4,69 m de comprimento. Tudo isto aponta para uma volumetria em tudo semelhante face à proposta da marca checa do Grupo VW, sendo que a configuração do habitáculo pode variar entre os cinco e os sete lugares.
Recorde-se que a marca espanhola
já tem um SUV mais compacto em testes e que se vai chamar Arona, mas por enquanto o nome deste SUV maior com sete lugares ainda permanece um mistério. Contudo, Luca de Meo, presidente da SEAT, aproveitou o anúncio na conferência anual da marca para adiantar que
"ainda existem muitas cidades espanholas adequadas [para serem usadas como nome]
".
Luca de Meo confirmou ainda que este modelo será
"fabricado na Alemanha", na unidade de produção da Volkswagen.
"Produzi-lo em Wolfsburgo, no coração do Grupo [VW]
, reforçará a ligação entre a SEAT e a Volkswagen", acrescentou.
No que a motorizações diz respeito, e ainda que não tenha havido uma confirmação por parte da SEAT, é seguro afirmar que deverão estar disponíveis duas propostas a gasolina e duas diesel. A oferta diesel passará por um motor 2.0 TDi de 148 cv e por um 2.0 TDi de 178 cv, sendo que no campo das versões a gasolina haverá um motor 1.4 TSi de 148 cv e uma proposta mais potente de 2.0 litros e 178 cv.
É igualmente esperado que quer o sistema de tracção integral a que a SEAT chama 4Drive – e que
"AQUELA MÁQUINA" teve oportunidade de experimentar recentemente nos lagos gelados da Finlândia – como a caixa automática DSG de dupla embraiagem estejam disponíveis como opcional pago.