Fazer com que um carro de 2,33 toneladas acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas cinco segundos é uma tarefa complicada. Mas se o quisermos fazer em superfícies com pouca aderência, tais como gravilha, areia ou lama, a tarefa fica praticamente impossível. É que além de potência precisamos de muita tracção.
Veja o Range Rover Sport SVR a acelerar em todos os terrenos como um supercarro!
Mas se há alguém com provas dadas neste campo é a Land Rover, e o seu historial de veículos "off-road" fala por si. Pelo que a fabricante britânica resolveu colocar à prova o seu "poderoso" Range Rover Sport SVR em vários tipos de terreno, mostrando que apesar dos 550 cv de potência, não perdeu a "versatilidade" característica dos modelos da marca.
Desenvolvido sobretudo para ultrapassar grandes conjuntos de pedras e para controlar a mais íngreme das descidas, aparentemente o sistema "Terrarin Response 2" também funciona com o "pedal a fundo". Pelo menos foi isso que provou esta equipa da Special Vehicles Operation (SVO) – que está para a Jaguar/Land Rover como a AMG e a "M" estão para Mercedes e BMW, respectivamente -, levando o Range Rover Sport SVR ao limite (pelo menos no que à aceleração dos 0 aos 100 km/h diz respeito) em seis tipos de terreno diferentes.
E para os mais cépticos, os resultados falam por si. Em asfalto, e com o modo "Dynamic" activado, este Range Rover Sport SVR precisou de 4,7 segundos para passar dos 0 aos 100 km/h, precisamente a marca anunciada pela marca. Depois, com o modo "Grass, Gravel e Snow" seleccionado, foi capaz de cumprir os 0 aos 100 km/h em 5,3 segundos na gravilha, 5,5 na relva e 11,3 na neve. Por fim, com o modo "Mud and Ruts" escolhido, cumpriu a referida marca em 6,5 segundos, sendo que na areia (e com o respectivo modo activado) foi capaz de alcançar a marca dos 100 km/h em 5,5 segundos.
São marcas notáveis para um "monstro" de 2,33 toneladas, mas se ainda não está impressionado, então veja o vídeo acima!