Pesquisa
Tome Nota

Usa o Galileo? Está parado há cinco dias!

13:07 - 16-07-2019
 
Usa o Galileo? Está parado há cinco dias!Usa o Galileo? Está parado há cinco dias!Usa o Galileo? Está parado há cinco dias!Usa o Galileo? Está parado há cinco dias!
Usa o Galileo? Está parado há cinco dias!Usa o Galileo? Está parado há cinco dias!Usa o Galileo? Está parado há cinco dias!Usa o Galileo? Está parado há cinco dias!

Talvez ainda não se tenha dado conta mas o Galileo deixou de operar desde a última sexta-feira e não há notícias para quando o serviço será reposto.

O sistema europeu de navegação por satélite, alternativo ao GPS, viu o serviço interrompido devido a um incidente técnico relacionado com a sua infra-estrutura terrestre.

Significa isto que todos os receptores do serviço, a começar pelos telemóveis de última geração, não estão a receber informações sobre o posicionamento dos utilizadores.

Os alarmes começaram a soar a meio da tarde de quinta-feira, na Agência Europeia de Sistemas Globais de Navegação por Satélite, quando o serviço começou a apresentar problemas na sua utilização.

Pouco mais de 24 horas depois, os satélites agregados ao Galileo simplesmente deixaram de enviar informação actualizada.

Nem tudo está perdido, no entanto. Segundo a agência europeia que rege o sistema, o incidente não está afectar o serviço de busca e resgate prestado pela rede.

Quer isto dizer que, se houver pessoas em risco no mar ou no cume de uma montanha, podem usar o sistema de socorro para lhes ser prestado auxílio.

Colocado ao serviço há meia dúzia de anos pela União Europeia, o Galileo, que homenageia o físico e astrónomo Galileu Galilei, foi apresentado como um sistema de navegação cinco vezes mais preciso do que o GPS – Sistema Global de Posicionamento.

Crucial para aplicações de segurança relacionados com o mundo automóvel, o tráfego aéreo e as redes ferroviárias, no entanto, a adesão dos utilizadores comuns é praticamente residual.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
casabarroso   07:19 - 17-07-2019
VOTAR
Sempre sobra o GPS Americano, o Beidou Chinês e o Glonass Russo :P
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.