O novo Toyota Supra é um dos automóveis que mais tinta tem feito correr nos últimos tempos, afinal é o regresso de um dos desportivos japoneses mais icónicos de sempre. Escusado será dizer que os aficionados da marca nipónica ficaram ansiosos desde que os primeiros rumores surgiram, mas a verdade é que só agora o podemos dar por garantido: o Toyota Supra vai mesmo chamar-se… Supra!
Pode parecer óbvio, mas o que é certo é que só agora esta nomenclatura – que estava desaparecida desde 2002 – foi oficializada. O anúncio foi feito através do Twitter, na conta "Toyota Europe", que escreveu "Toyota Supra está de volta", como se pode ler abaixo.
#ToyotaSupra is back.
— Toyota Europe (@toyota_europe) July 5, 2018
A90.
At Goodwood Festival of Speed 2018 @fosgoodwood pic.twitter.com/qFe2aSP46k
Mas neste campo também há uma grande novidade, é que no referido "tweet" a Toyota Europe também aproveitou para confirmar que a versão de produção do Supra será revelada no Goodwood Festival of Speed, que se realiza entre os dias 12 e 15 deste mês. Ou seja, o mesmo é dizer que a espera acabou e que o Supra chega já na próxima semana!
Esta confirmação surgiu em simultâneo com outro anúncio inesperado. É que ao mesmo tempo que a Toyota Europe publicava este "tweet", a Toyota USA anunciava que o Supra vai participar na NASCAR dentro das Xfinity Series (a segunda categoria da NASCAR, abaixo da Cup Series), substituindo o Toyota Camry.
A estreia na NASCAR está marcada para o dia 16 de Fevereiro do próximo ano, em Daytona, mas ainda que o nome "Supra" esteja bem visível na carroçaria deste "atleta", a verdade é que esta versão da NASCAR não tem nada em comum com o "verdadeiro" Supra.
Os carros que participam na NASCAR obedecem a um rigoroso regulamento que os deixa muito semelhantes entre si, quer ao nível do desenho exterior quer ao nível da mecânica. Recorde-se que todos os carros equipam motores V8 com 800 cv de potência.
The boss is back. #Supra #NASCAR pic.twitter.com/00oLVn6Iaa
— Toyota USA (@Toyota) July 5, 2018
Desta forma, e além de servir como mais uma confirmação de que a designação "Supra" está mesmo de volta, este anúncio da entrada na NASCAR pouco ou nada "mexe" com o Supra que a Toyota está a desenvolver em parceria com a BMW. Ainda pouco se sabe em torno deste modelo, mas tudo indica que vai equipar um motor V6 turbo de 400 cv de potência e que poderá ser encomendado com uma caixa manual.