Pesquisa
Tome Nota

Toyota reduz 15% da produção por falta de 'chips'

12:03 - 15-10-2021
 
Toyota reduz 15% da produção por falta de 'chips'

A Toyota anunciou, esta sexta-feira, uma redução de cerca de 15% ou 150 mil veículos na produção de Novembro. A medida deve-se à escassez global de chips e ao risco colocado por problemas energéticos na China. 

O fabricante automóvel reduzirá a produção no Japão em cerca de 50 mil unidades e a produção internacional em redor de 100 mil carros. 

O volume de produção deste mês deverá situar-se entre 850 mil e 900 mil veículos, afirmou o construtor num comunicado divulgado pela agência Lusa. 

O corte na produção segue-se a uma redução de 40% na produção entre Setembro e Outubro devido ao impacto nas operações da Toyota do ressurgimento de contágios por covid-19 no sudeste asiático, que causou problemas na sua cadeia de fornecimento de componentes. 

A produção da Toyota em Novembro de 2020 foi de cerca de 830 mil unidades, e a de Setembro deste ano foi de entre 500 mil e 600 mil, tal como a sua estimativa para Outubro, de acordo com os números fornecidos pela empresa. 

"A produção real tem permanecido abaixo dos níveis previstos desde Agosto", disse o fabricante nipónico. 

Os reajustamentos de produção têm sido feitos desde então, uma vez que o Japão e outros países da região estavam a registar "picos" em novos casos da doença. 

A Toyota apontou ainda a escassez de semicondutores como principal factor para o novo corte de produção.

Fontes da empresa disseram ao jornal Nikkei que os problemas energéticos na China representam uma nova desvantagem para a recepção de componentes. 

"Como esperamos que a escassez de semicondutores continue a longo prazo, iremos considerar a utilização de substitutos sempre que possível", disse o construtor. 

"Desta forma, faremos todos os esforços para assegurar que entregamos o maior número de carros aos nossos clientes o mais rapidamente possível". 

A Toyota reviu em Setembro a sua previsão de produção em 2021 para 9 milhões de unidades, menos 3% do que o anteriormente estimado. 

O fabricante mantém este objectivo após o anúncio desta sexta-feira, e também as suas previsões financeiras para o ano fiscal em curso, pois considera que as reduções de custos irão compensar o declínio nas vendas. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.