A Toyota anunciou esta quarta-feira a chamada à revisão de 950 veículos em Portugal, devido a um problema nos airbags. De acordo com o fabricante nipónico, serão chamados para revisão 1,43 milhões de veículos em todo o mundo.
Ainda assim, este problema detectado nos airbags de cortina é diferente da falha verificada anteriormente nos
airbags da Takata e que obrigou à chamada às oficinas de mais de 100 milhões de automóveis de diferentes marcas.
Em declarações à agência Lusa, Victor Maques, relações públicas da Toyota em Portugal, afirmou que no país serão chamados à revisão 713 Toyota Prius, cinco Toyota Prius Plug-in e 232 Lexus CT200h. O mesmo responsável avançou ainda que os modelos envolvidos são os Toyota Prius e Prius Plug-in de terceira geração produzidos entre Outrubro de 2008 e Abril de 2012. Quanto aos Lexus CT200h, os modelos em questão são as viaturas produzidas entre Agosto de 2010 e Abril de 2012.
O problema reside no facto das viaturas estarem
"equipadas com airbags de cortina localizados na lateral esquerda e direita do tejadilho. Cada airbag de cortina contém duas câmaras com um componente soldado. Alguns podem ter uma pequena fissura neste componente na zona soldada que poderá afectar o correto funcionamento do airbag de cortina", explicou Victor Marques.
Segundo o mesmo responsável, a Toyota estima que a reparação deste problema dure entre duas e quatro horas por veículo.