As mudanças não se resumem apenas à estética já que o bloco de 1.6 litros e três cilindros viu os originais 261 cv subirem para uns estrondosos 280 cv.
Os primeiros exemplares deste pocket rocket estão previstos chegarem este Verão ao nosso país mas os preços ainda não estão definidos.
Estreado sexta-feira no salão automóvel de Tóquio, o renovado GR Yaris da Toyota sofre as "clássicas" mudanças visuais, mecânicas e tecnológicas.
A suspensão é agora mais firme, com molas reforçadas à frente e atrás, assim como os suportes dos amortecedores dianteiros.
Também a carroçaria recebeu mais pontos de solda para aumentar a rigidez da estrutura.
A gestão electrónica da tracção integral também foi alterada, para optimizar a distribuição da potência e do binário segundo os modos de condução.
O aumento da pressão do turbocompressor do bloco de 1.6 litros permitiu elevar os originais 261 cv e 360 Nm para uns exuberantes 280 cv e 390 Nm.
Todavia, a velocidade máxima e a aceleração dos zero aos 100 km/hora não foram revelados.
A assegurar a fiabilidade do motor estão vários pormenores que incluem um sistema de válvulas reforçado.
Também foi concebido um novo material para a válvula de escape e um aumento da pressão na injecção de combustível.
Também foram instalados novos pistões leves com anéis resistentes ao desgaste e foi adicionado um novo sensor de pressão de admissão.
A passar os 280 cv e 390 Nm às quatro rodas está a mesma caixa manual de seis relações.
A novidade está na Gazoo Racing Direct Automatic Transmission, uma transmissão automática de oito velocidades com relações mais curtas e rápidas
O software desta transmissão foi afinado para detectar como o condutor usa os travões e o acelerador.
A necessidade de mudar a velocidade antecipa alterações no comportamento do veículo.
Pretende-se que a selecção das relações reflicta as intenções do condutor, em tudo semelhante à condução dos pilotos profissionais.
Certo é que, nos testes em pista, o novo sistema conseguiu garantir tempos por volta mais rápidos do que a transmissão manual.
O desempenho em termos de manobrabilidade é apoiado, de série, pelos diferenciais de deslizamento limitado Torsen à frente e atrás.
Uma nova função de selecção dos modos de condução está disponível para adaptar o automóvel tanto à condução desportiva como ao uso do dia a dia.
Os Sport, Normal e Eco activam diferentes definições para a direcção assistida eléctrica, ar condicionado, resposta do acelerador e visor da instrumentos.
Já a versão equipada com a transmissão automática, a sensação e a selecção das mudanças também são ajustadas.
No modo Sport, é dada prioridade à resposta na posição D, enquanto a utilização no modo M assegura passagens de caixa mais rápidas.
A aderência e a tracção ideais são conseguidas com o sistema permanente GR-Four controlado por via electrónica.
O equilíbrio das tracções dianteira e traseira é conseguido segundo os cenários de condução Normal, Sport e Track.
São poucas as evoluções estéticas por fora do novo Toyota GR Yaris, resumidas a algumas mudanças discretas.
A nova malha de aço da grelha inferior está optimizada para conseguir o melhor equilíbrio entre espessura, resistência e redução de peso.
A grelha lateral tem uma abertura maior e o pára-choques inferior uma nova construção dividida que torna mais fácil e menos dispendiosa a sua reparação.
Atrás, uma abertura na extremidade da grelha inferior permite a saída de ar, reduzindo a resistência, e melhorando a manobrabilidade e estabilidade.
O mesmo não se passa a bordo, optimizado para as interacções do condutor com determinados controlos sejam mais simples.
Os botões para operar o controlo de tracção e o intercooler do motor foram movidos para mais perto da posição de condução.
Do lado do "pendura", o tabuleiro no painel de instrumentos foi aumentado para ganhar espaço para instalar medidores adicionais ou um monitor para o copiloto.
O condutor também tem direito a um banco rebaixado em 25 mm para uma melhor postura, com o volante reajustado em conformidade.
O sentido das mudanças automáticas foi alterado para adequar-se à condução de competição.
Basta empurrar a alavanca para a frente nas reduções e puxá-la para trás para subir uma mudança.
A instrumentação inclui um novo painel digital de 12,3 polegadas com duas configurações, com o perfil desportivo a exibir dados centrados no desempenho.
Na versão com caixa automática, a leitura inclui a temperatura do óleo da transmissão e um aviso visual.
É complementado com um alerta sonoro para o condutor reduzir para uma relação inferior quando as rotações do motor são demasiado elevadas.
O novo GR Yaris chega ao nosso mercado neste Verão apenas na versão Legend, equipada com um pacote de desempenho de arrefecimento.
Nele está incluído um novo sub-radiador para melhorar a fiabilidade na condução a fundo, modificações na admissão de ar e um spray intercooler.
A pintá-lo está o novo Cinza Heavy Metal, para além dos conhecidos Vermelho Emotional, Preto Eclipse e Branco Platina.
Na lista de novos equipamentos estão os sistemas Toyota Safety Sense de última geração, assim como a navegação e a chave digital "inteligente".
Estão ainda previstas séries especiais baptizadas com os nomes de dois dos seus pilotos do Mundial de Ralis WRC.
As edições Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä baseiam-se nos modelos conceptuais apresentados no salão automóvel de Tóquio do ano passado.
A estreia acontece na véspera do Rali de Monte Carlo, que se realiza de 25 a 28 de Janeiro de 2024.
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