São quinze os fabricantes de automóveis que surgem no ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo em 2016, elaborado pela consultora "Interbrand". Numa tabela liderada pela gigante tecnológica Apple, a melhor das marcas de automóveis é a Toyota, que aparece na quinta posição geral. Mas a grande novidade desta lista é a Tesla, que pela primeira vez entra "nestas contas" e surge a fechar a lista.
TOYOTA. A marca nipónica vale 48.709 milhões de euros - representa um aumento de nove por cento face ao ano anterior - e assume-se, de forma clara, como a marca mais valiosa do ramo automóvel. Na segunda posição (nono lugar na geral) surge a Mercedes-Benz (subida de 18 por cento), com uma "avaliação" de 39.536 milhões de euros.
O terceiro construtor automóvel mais valioso é a BMW, que ocupa a 11ª posição geral e mantém o posto que ocupava no ano passado. A fabricante germânica está avaliada em 37.759 milhões de euros, o que representa um aumento de 12 por cento relativamente ao ano transacto.
O quarto fabricante automóvel é a Honda, na posição 21, com um valor de 20.096 milhões de euros, o que comparativamente ao ano anterior representa uma descida de quatro por cento. Na posição 33 aparece a Ford, que cresceu 12 por cento e passa a estar avaliada em 11.783 milhões de euros.
A sul-coreana Hyundai registou uma valorização de 11 por cento (11.406 milhões de euros) e surge na posição 35, à frente da Audi (posição 38), que vale 10.726 milhões. A Volkswagen "só" aparece na posição 40 e registou a décima maior descida da lista (menos nove por cento), acusando o "Dieselgate".
NISSAN. A fabricante japonesa foi a marca de automóveis que mais cresceu na classificação deste ano, cerca de 22 por cento, o que valeu a posição 43 e uma avaliação de 10.060 milhões de euros.
Logo atrás, na posição 50, surge a Porsche, que cresceu 18 por cento e agora vale 8.670 milhões de euros. A Kia vale 5.750 milhões e aparece em 69º, à frente da Land Rover, que foi avaliada em 5.178 milhões e ocupa o lugar 78. Na posição 88 aparece a Mini, com um valor de 4.450 milhões, o que representa um aumento de 18 por cento face a 2015.
TESLA. A empresa liderada por Elon Musk é a grande novidade deste ranking, uma vez que entrou pela primeira vez nesta lista, ocupando a última (100) posição da tabela. A marca de eléctricos surge com uma avaliação de 3.646 milhões de euros.
Ranking das marcas de automóveis*:
5. Toyota (+9%)
9. Mercedes-Benz (+18%)
11. BMW (+12%)
21. Honda (-4%)
33. Ford (+12%)
35. Hyundai (+11%)
38. Audi (+14%)
40. Volkswagen (-9%)
43. Nissan (+22%)
50. Porsche (+18%)
69. Kia (+12%)
78. Land Rover (+11%)
88. Mini (+18%)
100. Tesla (novidade na lista)
*Estas posições representam a posição das marcas automóveis no ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo em 2016.