Pesquisa
Actualidade

Toyota Corolla comemora 50 anos

18:15 - 16-09-2016
  5
Toyota Corolla comemora 50 anos

Apresentado pela primeira vez em 1966, no Japão, o Toyota Corolla cumpre agora 50 anos de vida, sendo que pelo caminho se tornou no automóvel mais vendido de sempre, com 44 milhões de unidades repartidas por 150 países.

Quando foi mostrado pela primeira vez no Japão, em 1966, foi projectado para ser a versão japonesa do "carro do povo". Ainda assim, a construção apresentada era de grande qualidade e oferecia equipamentos que até então só estavam disponíveis em segmentos mais elevados.

Nesse mesmo ano, em Novembro, a Toyota avançou com a criação de uma fábrica em Takaoka, dedicada exclusivamente à produção do Corolla. Dois anos mais tarde, a produção expandiu-se para a Austrália e para a Malásia, que passaram a centrar-se em veículos específicos para cada região do globo.

Em três anos, a primeira geração do Corolla (1966-1970) tornou-se rapidamente no veículo mais vendido no Japão e a sua popularidade começou a propagar-se a outros países. Como tal, a apresentação europeia aconteceu em 1967, sendo que a primeira "viagem" para a América do Norte se deu um ano mais tarde. Entre 1965 e 1968 a produção total de "Corollas" passou de 480 mil para 1,1 milhões de veículos.

Em 1997, o Corolla já tinha atingido a fasquia dos 22 milhões de unidades vendidas em todo o Mundo, tornando-se o modelo mais vendido de sempre. Esse número subiu para os 40 milhões, em 2013 e, actualmente, estima-se que as vendas do Corolla já tenham ultrapassado os 44 milhões.

E dizer que o Corolla foi um veículo importante para a Toyota não chega a traduzir a importância deste modelo para a marca da província de Aichi. Durante os 79 anos de história da Toyota, um em cada cinco veículos vendidos foram precisamente um… Corolla.

Toyota Corolla comemora 50 anos
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.