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Toyota apoia a Uber

11:59 - 25-05-2016
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Toyota apoia a Uber
A Toyota é o novo parceiro da Uber. O fabricante de automóveis nipónico fez um investimento estratégico no serviço de "car sharing" que está a revolucionar o mercado dos transportes.

Como parte desta aliança, a Toyota vai criar opções de leasing nas quais os condutores de Uber poderão usufruir de condições mais flexíveis, podendo pagar os seus veículos através dos rendimentos do seu trabalho.

Atenta a um mercado que está em franca expansão, a Toyota quer "explorar novas formas de levar um serviço de mobilidade às pessoas que seja seguro, conveniente e atractivo", como referiu Shigeki Tomoyama, director administrativo da Toyota e presidente da Connected Company (uma subsidiária da marca japonesa), que acrescentou "o ride-sharing tem um enorme potencial em termos de moldar o futuro da mobilidade".

Ainda que as partes envolvidas não tenham revelado os valores oficiais do negócio, sabe-se que o investimento da Toyota não foi muito avultado. Pelo menos é isso que refere uma fonte próxima de todo o processo, que, de acordo com a Bloomberg, preferiu não revelar o nome. "A Toyota não tem interesse em assegurar uma posição importante na empresa [Uber] ou em eventualmente vir a controlá-la. A Toyota quer adquirir conhecimentos sobre como as pessoas usam os serviços de car-sharing", afirmou a referida fonte.

Esta parceria irá começar com uma fase de testes em países onde este serviço está em maior expansão e vai expandir-se a outras áreas, tais como o desenvolvimento de aplicações para automóveis que possam ajudar os condutores da Uber.

Toyota não está sozinha. A pareceria entre a empresa japonesa e a Uber surge no mesmo dia em que a Volkswagen anunciou um investimento de 300 milhões de dólares na Gett (serviço de táxi e concorrente da Uber) e mais de quatro meses depois da General Motors ter investido 500 milhões de dólares na Lyft, a grande rival da Uber em solo americano.

No caso em particular da empresa de Wolfsburgo, este investimento faz parte de uma nova estratégia de negócio que tem como objectivo fazer esquecer o escândalo de manipulação de emissões.

Os fabricantes de automóveis estão muito atentos aos serviços de mobilidade pessoal e já começam a pensar em fazer a ponte para os veículos autónomos, que no futuro poderão vir a alimentar de forma quase exclusiva a frota destas empresas.

Prova disto é a movimentação da Apple no mercado. Depois de investir 1 bilião de dólares na plataforma chinesa de transportes Didi Chuxing, é sabido que a marca de Cupertino está a desenvolver um automóvel autónomo.
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