Os ventos não sopram de feição para a Tesla. Depois do
acidente mortal com o Tesla S equipado com o sistema "Autopilot" de condução autónoma, que não pode deixar de ter reflexos nas vendas, também soaram alarmes ao nível da situação económica da empresa de Elon Musk.
O Model X 60, um SUV com motor eléctrico alimentado por uma bateria de 60 kWh, anunciado a 74 mil dólares, viu o preço baixar para 66 mil dólares. Os oito mil dólares de desconto podem parecer uma coisa banal no mundo automóvel. Todos fazem descontos, mas neste caso mostra a necessidade da Tesla em colocar carros na rua e garantir liquidez financeira.
Segundo Brian Johnson, analista do Barclays em Wall Street, a Tesla tem um "buraco" de 4,2 mil milhões de dólares e por isso Elon Musk foi obrigado a alterar a sua política comercial ao nível dos compromissos financeiros com a reaquisição dos modelos da marca, que previa pagar 50% do valor pago ao fim de três anos de utilização.
Só este projecto original obrigou a Tesla a cativar 192,4 milhões de dólares, condicionando outros investimentos.
Em face de tudo isto, é fácil de concluir que a vida de Elon Musk está longe de ser um mar de rosas tanto mais que o crescimento da procura de veículos eléctricos não é tão vertiginosa como alguns pensaram que poderia ser….