Mais um ano… É o que vamos ter de esperar para assistir à tão aguardada tentativa de recorde de velocidade em terra, com o projecto Bloodhound SSC a tentar ultrapassar as 1000 milhas por horas, ou seja… 1609 km/h, ultrapassando largamente a barreira do som, convencionada aos 1226 km/h! Prevista para o final deste ano, a falta dos fundos necessários obrigou a adiar a tentativa para o final de 2018.
Este adiamento por um ano não está apenas ligado à necessidade de recolher o dinheiro que falta, mas também à própria época do ano: a tentativa de recorde será feita na África do Sul e terá sempre de ser feita numa altura muito específica do ano, em Outubro. Ou seja, não podendo ser em Outubro de 2017 só poderá ser retomada em Outubro de 2018.
"É muito frustrante estar a mudar de novo todo o calendário, sabemos a quantidade de gente que está desejosa de ver o carro a andar. Tal como nós, mas o nosso ritmo de desenvolvimento tem de estar de acordo com o fluxo de investimento", explicou Richard Noble, director do projecto.
"Temos tido um incrível apoio do público, já tivemos 34.800 pessoas a pagar para terem o seu nome na cauda do carro! E estamos a receber o interesse de grandes marcas, vamos em breve anunciar dois acordos com uma empresa global de telecomunicações e uma marca líder no mundo da moda e há mais negociações em curso".
O gigantesco automóvel que terá uma turbina, três foguetes (!!) e um "pequeno" motor V8 Cosworth… para gerar a corrente eléctrica necessária está já na sua fase final de construção. Neste momento está nas instalações da empresa 3M a receber uma pintura especial, com uma camada de tinta que resista às velocidades supersónicas que é suposto atingir.
Este é um projecto gigantesco que consome grandes verbas e esteve quase a ser abandonado até ter encontrado, em Agosto passado, nos chineses da Geely – os mesmos que são donos da Volvo –, o seu patrocinador principal, num investimento não divulgado mas que se calcula em vários milhões de euros. A construção da parte superior do carro começou em Dezembro e o calendário de testes teve agora de ser refeito.
Espera-se que o Bloodhound SSC ande pela primeira vez em Julho, na pista do aeroporto de Newquay, ainda no Reino Unido, só para confirmar que os sistemas estão todos a funcionar correctamente. Nessa altura não é suposto passar das 200 mph (320 km/h). Depois, será enviado para a África do Sul, para Hakskeen Pan (no deserto do Kalahari), já próximo da fronteira com a Namíbia.
É aí que tem estado a ser preparada a pista de 19 km de comprimento por 3,2 km de largura, com dezenas de voluntários a retirarem todas as pedras do piso! Nessa faixa, serão conduzidos os primeiros testes, antes das chuvas de Dezembro, com o objectivo de atingir as 800 mph (1287 km/h) que, por si só, já seria um novo recorde do Mundo. Batendo os 1227,986 km/h conseguidos, em 1997, pelo Thrust SSC, num projecto liderado também por Richard Noble e guiado por Andy Green, o piloto da RAF que também estará aos comandos do Bloodhound SSC.
Depois, o carro regressa a Bristol (Reino Unido), a base do projecto, porque toda a parte traseira deverá ter de ser refeita para acomodar os foguetes adicionais que levarão o Bloodhound SSC até às desejadas 1000 mph! E o objectivo final será, então, atacado a partir de Outubro de 2018, na mesma pista do deserto sul-africano.