O Montana é o 4.º maior estado norte-americano em área mas, com pouco mais de um milhão de habitantes, apenas o 48.º dos 50 estados em densidade populacional e o 35.º em riqueza. Como se explica, pois, que tenha registados 800 supercarros, entre os quais 267 Ferrari, 138 Lamborghini, 117 McLaren e 64 Rolls-Royce?! É precisamente disso que aquele estado está neste momento a tratar com o estudo da aplicação da chamada… "taxa Ferrari"!
A história conta-se rapidamente e começa pelo facto de, no Montana, não se pagarem impostos no acto da compra de muitos bens, nomeadamente de automóveis, mas sim na sua utilização. Como fazem os donos destes supercarros que vivem noutros estados para os matricular no Montana e beneficiar do não pagamento de impostos, circulando depois nos seus estados de residência, onde deveriam ter pago largos milhares de dólares de impostos se aí tivessem registado os seus bólides? Contratam qualquer firma de advogados do Montana que lhes cria uma empresa naquele estado, em nome da qual fica o carro.
Ou seja, podem sempre dizer à polícia do seu estado de residência que estão apenas a guiar o carro da empresa que possuem no Montana… O maior problema será segurar esse carro, pois nenhuma seguradora alinhará se lhe contar a história verdadeira e todas recusarão pagar qualquer dano, caso conte uma história falsa. Mas todos os "esquemas" têm lados falíveis…
Em vez de pagarem largos milhares de dólares em impostos ao comprarem os seus supercarros, aqueles proprietários pagam apenas reduzidas taxas anuais de utilização. E é isso que o estado do Montana quer emendar agora com a discussão daquela a que chama de "taxa Ferrari" e que consiste na aplicação anual de 1% sobre o preço estimado do carro, a qualquer veículo (automóvel ou "motor home") acima de 150 mil dólares. As primeiras estimativas apontam para a cobrança de 2,5 milhões de dólares já em 2018 e de 3,1 milhões nos anos seguintes!
Mas o que mais impressiona é consultar a lista divulgada pelas autoridades estatais dos carros matriculados no Montana e que seriam abrangidos por esta nova taxa. E os 10 Honda NSX (Acura NSX mais propriamente) ou os 14 Audi R8 são… trocos! Porque os olhos até se arregalam ao ver na lista 40 Porsche 918 Spyder a 785 mil euros cada (sem impostos!) ou… 23 McLaren P1 a 1,1 milhões de euros cada, 14 Ferrari LaFerrari de 1,4 milhões ou até 4 Pagani Huayra de 2,3 milhões!
Mas se preferir a quantidade, também há números verdadeiramente impressionantes: 83 Lamborghini Huracan (185 mil euros), 79 Ferrari 488 (230 mil), 55 Lamborghini Aventador (370 mil), além dos 64 Rolls-Royce dos modelos Dawn, Ghost, Phantom e Wraith, nenhum deles abaixo dos 300 mil euros… Para dar um toque mais exótico ainda há um Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse avaliado em 2 milhões de euros e um Koenigsegg Agera One 1 estimado em 1,85 milhões…
Como se vê, ou o parque automóvel do estado do Montana faz inveja a qualquer emirado árabe cheio de petrodólares ou… poucos destes carros lá param realmente! Se a "taxa Ferrari" for em frente, muitos dos seus proprietários já estarão agarrados à máquina de calcular para ver se ainda compensa… aquela paixão súbita ao Montana!