Esta é a última loucura da Subaru e, uma vez mais, com Mark Higgins ao volante, esse mesmo, o que há pouco tempo estabeleceu o recorde da volta no temível circuito da Ilha de Man, também ao volante de um carro da marca nipónica. Desta vez foi algo de totalmente diferente, não menos louco, embora um pouco menos arriscado: descer a pista olímpica de "bobsleigh" da estância alpina de St. Moritz… com um Subaru Impreza STi!
Subaru Impreza acelera numa pista… de "bobsleigh"!
Há, contudo, um detalhe prévio que convém explicar: estas pistas estão feitas para os "bobsleights" atingirem velocidades incríveis, por vezes na casa dos 150 km/h, curvando em paredes quase verticais e sujeitando os seus ocupantes a elevadíssimas forças G. Mas… têm cerca de dois metros de largura, ou seja, pouco mais que o Subaru Impreza, mesmo depois de retirados os espelhos retrovisores que seriam arrancados pelos já esperados encontros nos muros de neve!
Além disso, a equipa Prodrive que preparou este Impreza STi soldou ainda os pára-choques da frente e de trás para que não saltassem nos toques, montou um banco especial para limitar os movimentos da cabeça do piloto e uma rede para sua protecção, para o caso de o carro se virar. Por fim, o Impreza STi foi equipado com pneus para gelo, ou seja, finos (largura 135) e com muitos pregos em titânio.
A partir daí, Mark Higgins, três vezes campeão britânico de ralis, detentor do recorde da Ilha de Mas e… duplo em cenas de perseguição em vários filmes de "James Bond", estava pronto para mais uma aventura, procurando chegar ao fim da pista, o que estava longe de ser tarefa fácil. Em especial na passagem pela famosa curva "Horse Shoe" (ferradura) em que a parede tem uma inclinação de 90º!
O vídeo – que é apenas um "teaser" do filme que a Subaru rodou em torno desta proeza – é elucidativo quanto à loucura desta viagem vertiginosa por aquele estreito percurso! A certa altura o Impreza STi chegou a parecer definitivamente perdido, mas a destreza de Higgins recolocou-o… sobre carris para terminar uma descida olímpica. Há coisas que não se vêem todos os dias!