Provavelmente nunca ouviu falar no nome SPOFEC, mas trata-se de uma divisão do grupo Novitec (este sim mais conhecido!) especializada em modificar modelos da Rolls-Royce. E a prova disso é o facto do nome resultar das primeiras letras de "Spirit Of Ectasy", o icónico ornamento que "navega" na "proa" de todos os "Rolls".
A empresa de tuning alemã voltou à carga com um Rolls-Royce Dawn equipado com um "kit" de carroçaria em fibra de carbono desenvolvido em parceria com o designer alemão Vittorio Strosek. Destacam-se os novos pára-choques dianteiro e traseiro, o spoiler traseiro em fibra de carbono exposta, os painéis laterais e as novas jantes (gigantes!) de 22 polegadas, que são tão grandes que obrigaram a que o sistema de suspensão hidráulica fosse optimizado.
Estas alterações deixam o Rolls-Royce Dawn com um ar "musculado" e agressivo, ainda que os acabamentos continuem a fazer justiça à qualidade e exclusividade que marcam a fabricante com sede em Goodwood.
A maior alteração surge ao nível da largura, já que este Dawn está 13 centímetros mais largo do que o modelo convencional. Mas as diferenças não se esgotam aqui, uma vez que até chegar aos 140 km/h a suspensão deixa este Dawn 40 mm mais baixo do que os modelos de fábrica, altura esta que volta ao "normal" quando a barreira dos 140 km/s é ultrapassada.
SPOFEC transformou o Rolls-Royce Dawn em monstro de 686 cv
Mas se este "kit" de carroçaria a que a SPOFEC chama de "Overdose" impressiona, é o "monstro" que vive debaixo do capot deste Rolls-Royce que faz deste Dawn uma "bomba" radical. Trata-se de um bloco V12 de 6.6 litros que debita 686 cv de potência e 980 Nm de binário máximo.
Estes números fazem com que este Dawn consiga acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos e que chegue aos 250 km/h, um limite electronicamente definido pela própria Rolls-Royce e que a SPOFEC decidiu manter. Pode ser pouco para alguns, mas não se esqueça que estamos a falar de um automóvel de dimensões "generosas" e que pesa aproximadamente 2,5 toneladas…
Ainda assim, a SPOFEC fez um esforço enorme para deixar este Rolls-Royce mais "ligeiro". O novo sistema de travões, por exemplo, é carbocerâmico e permitiu uma "poupança" de 38 quilos face aos travões com que o Dawn deixa a fábrica da Rolls-Royce em Goodwood.
Razões não faltam para querer um destes exemplares, mas se for um dos interessados não perca mais tempo, é que a SPOFEC já confirmou que só vai construir oito exemplares. Porém, e apesar do preço não ter sido divulgado, prepare-se para pagar… É que além de todas alterações operadas, ainda poderá personalizar o habitáculo à sua medida!