A smart vai ser a primeira marca tradicional de automóveis a abandonar por completo os motores de combustão interna para ficar a vender apenas modelos com motores eléctricos! Pelo menos… nos mercados dos Estados Unidos e do Canadá, onde essa radical transformação acontecerá já em Setembro.
Foi o director executivo da Mercedes-Benz USA, Dietmar Exler, quem o comunicou à rede de concessionários da Mercedes (que também vende os smart), através de uma carta onde se podia ler:
"Os desenvolvimentos no segmento dos microcarros colocam alguns desafios à actual gama smart. Assim, com o lançamento da quarta geração do smart fortwo electric drive, este Verão, a gama smart passará a ser constituída exclusivamente pelos coupe e cabrio zero emissões, nos Estamos Unidos e Canadá".
Naqueles mercados, a smart apenas comercializa as duas versões do fortwo, deixando de fora o mais familiar forfour. Não deixa, contudo, de ser uma decisão arriscada já que, nas vendas do micro citadino, a versão eléctrica já era muito representativa mas estava ainda longe de ser maioritária…
No ano passado, a smart vendeu 6211 unidades nos Estados Unidos, das quais apenas 657 foram eléctricas. No entanto, este número não é representativo do potencial já revelado, por exemplo, em 2014, quando o smart ED vendeu 2594 unidades, pois o ano passado já existia a nova geração do fortwo mas a versão eléctrica ainda era do anterior modelo.
Estima-se que, num ano normal, as vendas da versão electric drive valessem 30% do total de vendas da smart. Mas a marca acredita que a grande evolução conseguida com esta nova geração dos
smart fortwo electric drive justifica a aposta em tornar-se, nos Estados Unidos e Canadá, numa marca 100% eléctrica!