Um coupé com todas as características desportivas que se esperam de um modelo deste género será um dos cinco automóveis eléctricos que a Skoda irá lançar, segundo a sua estratégia para a mobilidade limpa, até 2025. Uma estratégia plasmada da do restante Grupo VW, desde que foi apresentada a plataforma MEB, sobre a qual serão feitos todos os veículos eléctricos mais compactos – os grandes SUV usarão a C-BEV – das diversas marcas.
Quem confirmou a aposta num coupé eléctrico foi um dos vice-presidentes da marca checa, Christian Strube, precisamente o que lidera a parte técnica. Strube falava dos antigos modelos da Skoda, recordando o 110 R que chegou a ter papel de algum relevo nos ralis internacionais, um pequeno coupé de motor traseiro. E interrogado, a esse propósito, se a Skoda poderia voltar a ter um modelo desse tipo, respondei sem quaisquer rodeios:
"Sim, mas eléctrico".
Esta é apenas a segunda pista concreta acerca dos planos de electrificação da Skoda, de que apenas se sabe que começarão em 2019, com o lançamento de uma variante híbrida "plug-in" do Superb. Mas que prosseguirá com modelos 100% eléctricos, como ficou bem explícito no recente salão de Xangai, em que a marca checa mostrou um interessante protótipo, o
Vision E Concept, SUV eléctrico e com largas capacidades autónomas.
Que o SUV será um dos elementos da gama eléctrica é quase certo, até para corresponder ao que o mercado vai pedindo e por sérum tipo de modelo ideal para acolher uma plataforma que quanto maior for mais baterias pode levar, ara uma autonomia prolongada. Agora, ficámos a saber que também está previsto um modelo de "corte" mais desportivo. Faltará, contudo, saber se será exactamente um "coupé" ou uma berlina de aspecto mais desportivo. Por exemplo, na sequência do que o "concept" Vision C antecipou em 2014.
A verdade é que, com aquela plataforma extremamente modular, as possibilidades que abrem são inúmeras. Mas, aos poucos, vai-se descobrindo cada vez mais da ambiciosa estratégia de todo o Grupo VW que prevê várias dezenas de modelos eléctricos a lançar até 2025. Altura em que, segundo as previsões, já deverá estar a vender mais de três milhões de unidades de veículos com motores eléctricos por ano!