É proposto nas versões berlina e carrinha, com quatro níveis de equipamentos – Ambition, Style, Sportline e Laurin & Klement –, e já está disponível nos concessionários nacionais.
Falamos do novo Skoda Superb iV, na sua variante híbrida plug-in, com um preço de partida de 40.943 euros.
As diferenças estéticas de ambas as versões em relação aos "irmãos" equipados com motores térmicos são mínimas.
O híbrid plug-in distingue-se na parte inferior do pára-choques em favo de mel e na tomada de carregamento eléctrico, na grelha do motor, e na sigla 'iV' inscrita na porta da bagageira.
Abertas as portas, verifica-se que é na bagageira que se verifica que a sua capacidade desceu devido à acomodação das baterias.
Nada de novo nos modelos electrificados de inúmeras marcas automóveis mas, mesmo assim, a berlina oferece 470 litros contra os 625 do seu congénere a combustão.
A carrinha, por seu lado, vê a capacidade reduzir-se para 510 litros contra os 670 oferecidos pelas versões equipadas com motores térmicos.
No tabliê, o sistema de infoentretenimento é específico, com menus distintos sobre o desempenho eléctrico em estrada.
A mover o Skoda Superb iV híbrido plug-in está um bloco 1.4 TSI a gasolina com 156 cv, aliado a um motor eléctrico de 85 kW (116 cv).
Os dois propulsores, em conjunto, colocam nas rodas dianteiras 218 cv e 400 Nm máximos através de uma caixa DSG de seis relações.
O desempenho em estrada promete ser animador, cumprindo 7,7 segundos dos 0 aos 100 km/hora, para uma velocidade máxima de 224 km/hora, com efectivos reflexos nos consumos.
São 1,5 litros por cada centena de quilómetros percorridos, com emissões de dióxido de carbono entre os 33 e 35 g/km, e um consumo "eléctrico" de 14 a 14,5 kW para a mesma distância.
Uma bateria de iões de lítio de 13 kWh alimenta o motor eléctrico, permitindo uma autonomia até 55 quilómetros segundo o ciclo WLTP.
Sport, E e Hybrid são os três modos de condução oferecidos, sendo a primeira selecção, como o nome indica, aquele que coloca no solo toda a potência da motorização.
O terceiro modo "obriga" a interacção dos dois motores com gestão automática enquanto na selecção E, que é o padrão automático quando se dá à ignição, o carro é alimentado apenas pela bateria.
O carregamento da bateria numa wallbox de 3,6 kW demora 3h30 enquanto numa tomada eléctrica tradicional será necessário toda a noite.
Abaixo seguem os preços para as variantes berlina e carrinha do Skoda Superb iV híbrido plug-in.
Skoda Superb iV Berlina | Skoda Superb iV Break |
Ambition | 40.943 euros | Ambition | 42.059 euros |
Style | 44.792 euros | Style | 45.599 euros |
Sportline | 45.772 euros | Sportline | 46.839 euros |
Laurin & Klement | 48.857 euros | Laurin & Klement | 49.472 euros |
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