Pesquisa
Novos Modelos

Skoda Scala: um 'hatchback' para toda a família. Saiba o preço!

14:04 - 22-07-2019
 
Skoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a família
Skoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a famíliaSkoda Scala: um 'hatchback' para toda a família
Skoda Scala: um 'hatchback' para toda a família
Skoda Scala: um 'hatchback' para toda a família

É a proposta mais recente da Skoda para o competitivo segmento dos automóveis compactos, depois de ter revelado o novo 'hatchback' da marca, ainda em fase de protótipo sob a designação Vision RS, no último Salão Automóvel de Paris.

Skoda Scala: um 'hatchback' para toda a família

Mais personalizado e com valências reforçadas para uma condução mais segura e confortável, o novo Skoda Scala estreia-se com a plataforma A0 MQB desenvolvida pelo grupo Volkswagen.

O modelo chega agora ao nosso país com dois níveis de equipamento – 'Ambition' e 'Style' – para os motores a gasolina 1.0 TSI de 95 e 116 cv, e para o bloco a gasóleo 1.6 TDI de 116 cv, com preços de venda a partir dos 21.960 euros.

Linhas distintas e apelativas

O 'concept' Vision RS já tinha despertado as emoções do público que passou pelo pavilhão do construtor checo, na montra automóvel de Paris do ano passado.

Um desenho apelativo, reforçado pelas suas linhas desportivas, é o passo dado em frente no Skoda Scala. Atente-se na grelha do motor, complementado pelos faróis, em forma de seta, e pelas luzes traseiras, ambas com tecnologia LED, rematadas pelas linhas laterais do modelo.

Com esta concepção, o 'hatchback' ganha, sem dúvida, uma matriz mais personalizada na estrada, que quase faz esquecer as suas dimensões generosas.

Os seus 4362 mm de comprimento, 1793 mm de largura e 1469 mm de altura, com uma distância de 2649 mm entre eixos, demonstram o cariz familiar do Scala.

Skoda Scala: um 'hatchback' para toda a família


Para esta impressão não é alheia o espaço disponibilizado no habitáculo, muito próximo dos valores do Skoda Octavia.

O espaço para as pernas atinge os 73 mm, enquanto a dimensão na parte traseira, ao nível dos cotovelos, é de 1425 mm, com a distância da cabeça ao tecto de 982 mm.

O porta-bagagens – o maior do segmento, segundo a marca –, com 467 litros de capacidade, pode chegar aos 1410 litros com os bancos traseiros rebatidos.

A plataforma transversal modular A0 MQB, desenvolvida pelo grupo Volkswagen, permitiu também ao modelo ganhar uma aerodinâmica relevante.

Com 0,29 Cx de coeficiente de penetração, são obtidos óbvios reflexos positivos nos consumos: 5,2 a 6,3 litros para o motor 1.0 TSI de 116 cv, e 4,5 a 5,3 litros para o bloco 1.6 TDI de 116 cv, sendo a velocidade máxima para ambos de 201 km/hora.

Interior ao nível de segmentos superiores

Ergonomia e emotividade são as palavras de ordem da Skoda para realçar os cuidados tidos na criação e desenvolvimento do habitáculo do Scala.

O painel de instrumentos é, todo ele, digital, enquanto na consola central está um ecrã táctil de 9,2 polegadas, para ver e gerir o sistema de infoentretenimento.

Já o ‘cockpit’ virtual, com 10,25 polegadas, apresenta as especificações do computador de bordo, combinadas com outras informações úteis para o condutor, como a navegação em tempo real.

Também uma nova geração de serviços móveis em linha, agrupados sob a designação 'Skoda Connect', permite ao modelo estar sempre em linha.

Singifica isto que é possível ao condutor bloquear e desbloquear a viatura com o telemóvel, e actualizar o 'software' do sistema de infoentretenimento sem ser necessário aceder aos serviços de pós-venda da marca.

Motorizações ágeis com cariz desportivo

Numa primeira fase, o Skoda Scala será proposto ao mercado nacional com o motor a gasolina 1.0 TSI, de 95 e 116 cv, e o bloco a gasóleo 1.6 TDI de 116 cv, todos eles conformes com a norma-padrão Euro 6d-TEMP de emissões poluentes.

Ambas as motorizações estão equipadas com injecção directa e turbocompressor, sendo complementadas com o sistema 'Stop/Start' e de recuperação de energia gerada pelas travagens.

Enquanto o motor 1.0 TSI de 95 cv integra uma caixa manual de cinco velocidades, a versão a gasolina de 116 cv e o bloco a gasóleo 1.6 TDI têm uma transmissão manual de seis velocidades, sendo opcional a caixa automática DSG de sete velocidades. Ambas as motorizações estão equipadas de série com filtro anti-partículas.

Para retirar o máximo proveito de qualquer um dos blocos na estrada, é avançado, como equipamento opcional, o 'Chassis Sport Preset', com dois níveis de regulação: 'Normal' e 'Sport'.

Mais segurança para passageiros

O Skoda Scala integra uma panóplia de sistemas que reforçam a segurança dos ocupantes. De série compreende o 'Lane Assist' e o 'Front Assist', que integra o sistema de travagem de emergência, evitando os malfadados toques tão usuais em circulação urbana.

O 'Side Assist', proposto como equipamento opcional, indica ao condutor, até uma distância de 70 metros, a aproximação do veículo que o irá ultrapassar, ou quando ele está no ponto "cego". O dispositivo monitoriza ainda as áreas traseira e lateral da viatura, alertando o condutor para a saída da via.

O sistema integra ainda o 'Rear Traffic Alert', que monitoriza as áreas traseira e lateral da viatura, alertando o condutor para a saída da via, e o 'Cruise Control' Adaptativo, que funciona a velocidades até 210 km/hora.

A protecção dos ocupantes é ainda assegurada pelo 'Crew Protect Assist', que fecha automaticamente as janelas e tensiona os cintos de segurança dianteiros, e pelos nove ‘airbag’ do habitáculo.

Em caso de colisão, o 'Multi-Collision Brake' evita que a viatura continue a rodar de forma descontrolada, enquanto o sistema de chamada de emergência solicita automaticamente assistência.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.