Era uma das novidades mais aguardadas do portefólio do Skoda Octavia: a versão RS iV, que consiste no primeiro modelo híbrido plug-in da linha desportiva da marca checa.
O motor a gasolina de 1.4 litros TSI de 150 cv, conjugado com um propulsor eléctrico de 85 kW (116 cv), coloca no solo uma potência total de 245 cv e um binário de 400 Nm, passados às rodas dianteiras por uma caixa automática DSG de seis relações.
"Estamos a usar, pela primeira vez, uma motorização híbrida plug-in no nosso desportivo topo de gama", sublinhou Christian Strube, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico.
Para este valor é decisivo a autonomia de 60 quilómetros em modo 100% eléctrico, oferecida por uma bateria de iões de lítio de 13 kWh.
A direcção progressiva de série, e a afinação dinâmica da suspensão desportiva, estão igualmente concebidas para proporcionar estilos de condução enérgicos, como é apanágio da linha desportiva da marca.
E, sem ser propriamente uma novidade, a grelha do radiador, as entradas de ar, os difusores da frente de trás, os caixilhos das janelas e a asa traseira são todos no preto desportivo da gama.
Todo o conjunto é rematado pelos pedais em alumínio, e pelo revestimento, também em Alcântara, dos painéis de instrumentos e laterais das portas.
Além da variante RS, é igualmente proposta uma versão híbrida plug-in na linha Octavia iV. Embora possua os mesmos propulsores térmico e eléctrico da série, a potência e binário conjugados são "reduzidos", respectivamente, para 204 cv e 350 Nm.
Estreia na série Octavia iV são as duas versões eTECs com tecnologia mild hybrid. A primeira, equipada com o motor a gasolina TSI de 1.0 litros e três cilindros, oferece 110 cv de potência, enquanto a variante mais potente "guarda" o motor TSI de 1.5 litros e quatro cilindros com 150 cv.
Todos os modelos do Skoda Octavia, incluindo as versões iV e RS iV com tecnologias mild hybrid e híbrida plug-in, chegam em Setembro ao mercado nacional.
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