Pesquisa
Tome Nota

Sete cuidados a ter com o seu carro num dia de chuva

11:09 - 23-04-2019
 
Sete cuidados a ter com o seu carro num dia de chuva

São vários os perigos associados à condução em dias de chuva. Por forma a chegar ao trabalho ou a casa em segurança, há vários cuidados que deve seguir.

Deste modo, conheça como garantir a sua proteção e a do seu veículo em épocas de chuva.

Limpa para-brisas
Este passo é essencial, mas muitas vezes esquecido. Garantir uma boa visibilidade sobre a estrada é fundamental para evitar acidentes, assim como para proporcionar uma viagem mais segura e agradável.

Deve por isso ficar atento(a) a possíveis riscos de borracha no vidro, bem como ao som emitido pelo objeto no momento da limpeza. Estes são dois indícios que significam que deve trocar o limpa para-brisas ou substituir as escovas de limpeza.

Esta medida aplica-se a ambos os limpa para-brisas (dianteiro e traseiro).

Faróis
Os dias de chuva são naturalmente mais escuros. Por isso, é importante garantir que os faróis estão em bom estado para assegurar não só a sua segurança e dos restantes condutores, como para impedir que seja autuado pelas autoridades.

Pneus
Este ponto é fundamental. A chuva reduz o atrito entre o asfalto e os pneus, sendo que a acumulação de água promove gerar o 'aquaplaning' – fenómeno onde o condutor perde o controlo do veículo devido à falta de contacto entre os pneus e a estrada na sequência da formação de lençóis de água.

Assim, é importante garantir sempre que os pneus se encontram em bom estado - isto é - se mantém as ranhuras da borracha, por exemplo.

Em caso de aquaplanagem, deve simplesmente deixar de acelerar, manter a direção e não pisar o acelerador nesse curto período de tempo. Medida pode parecer estranha mas evitará acidentes de maior gravidade.

Travões
Os travões são responsáveis por parar o carro em caso de alguma emergência, e por isso devem permanecer em boas condições. A sua  manutenção deve por isso ser feita de forma periódica, assim como os discos e as pastilhas. Preste especial atenção a qualquer ruído, isto significa que deverá levar o seu veículo à oficina e substituir uma (ou mais) das ferramentas anteriormente mencionadas. 

Sistema de circulação do ar
O sistema de ventilação do veículo exerce um papel fundamental quando o vidro da sua máquina está fechado. Desse modo, esteja o veículo equipado com sistema de ar condicionado ou não, é fundamental realizar a manutenção das entradas de ar e do sistema de ventilação, uma vez que, em casos de opacidade do vidro, estes devem resolver o problema de forma mais rápida e eficaz.

Cuidado ao estacionar
Na generalidade, as chuvas vêm acompanhadas de fenómenos como raios, granizo e ventos fortes, o que pode originar mais acidentes ou a queda de árvores, por exemplo.

Estes fenómenos naturais são impossíveis de prever, mas pode tentar evitá-los, ao estacionar o carro em áreas cobertas ou descampados sem árvores em torno do local.

Mais atenção e cuidado na condução
Para além das dicas de manutenção, é relevante ter em conta alguns conselhos no momento de conduzir com chuva.

Pode parecer que é de senso comum, mas deve manter a distância de segurança recomendada (cerca de duas marcas no chão), reduzir a velocidade, redobrar a atenção e o cuidado no momento das ultrapassagens, assim como ficar alerta à visibilidade.

Mais do que chegar depressa ao destino, é chegar em segurança.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.