Quando dois espíritos híper competitivos se encontram… é o diabo! Nem que seja à mesa de um pacato pequeno-almoço familiar, a competição nunca deixa de estar presente, mesmo que o "pater familias" já corra menos vezes e passe mais tempo a "babar-se" com os feitos do seu rebento em pista… Mas que este não o desafie ou temos o caldo entornado e deixa até de haver relação de pai e filho, com um sonoro "cabrón" do mais novo ao ser ultrapassado!
É, basicamente, este o argumento do pequeno e espectacular vídeo feito pela Red Bull, patrocinadora comum aos dois Carlos Sainz, de uma corrida em pequenos "buggies" monolugares por estradas de terra, a velocidades aparentemente… loucas! Este é, obviamente, o "habitat" natural do Sainz mais velho, bicampeão do Mundo de Ralis e vencedor do Dakar em 2010, enquanto o mais novo, dando um desgosto ao seu pai que o queria puxar para os ralis, preferiu seguir o ídolo Fernando Alonso e fazer uma carreira nas pistas!
Mas não se pense que o piloto da Toro Rosso é um novato nestes "aranhiços" de acelerações vertiginosas – motor de 170 cv para apenas 300 kg de peso! –, pois costuma competir com o seu pai com algum frequência. "E é sempre nos limites! Embora com o máximo respeito e preocupação em não nos magoarmos", conta o jovem Sainz, ainda em celebração pelo 4.º lugar alcançado em Singapura, a melhor classificação da sua carreira.
Habituado ao rigor milimétrico exigido nas pistas, as longas derrapagens não são, obviamente, o seu ponto mais forte. Mas o jovem Carlos Sainz explica: "Estes carros temos de os guiar pelo ‘feeling’. Sente-se tudo no volante, no banco e na forma como a traseira do carro se mexe. É totalmente diferente daquilo que faço mas é super divertido".
A admiração é, obviamente recíproca, em especial por parte de um filho que cresceu a ver o seu pai ser idolatrado por multidões como um dos melhores pilotos de ralis do Mundo e também um dos melhores nos rali-raides. "Sem talento é impossível ser bem-sucedido. Mas o que o tornou grande foi o seu imenso desejo de vencer, a sua perseverança, saber como preparar um carro e dar atenção aos mais pequenos detalhes", resume o mais jovem dos Carlos Sainz.
A corrida nos pisos de terra foi animada mas o desafio entre pai e filho pode não ficar por aqui… É, pelo menos, o que dá a entender o final do vídeo, em que o piloto da Toro Rosso propõe novo desafio ao pai, desta vez em asfalto, no seu "habitat", e deixa entrever um fórmula… Irá o Sainz mais velho aceitar?!