A Toyota mantém a sua posição de construtor automóvel mais valorizado do Mundo sendo, a par da Mercedes, os únicos a integrar o «top ten» da lista das marcas mais valiosas, estabelecida anualmente pela empresa norte-americana de consultoria Interbrands. Que chega a resultados deveras curiosos, como os elevados valores atribuídos às duas marcas coreanas ou ao facto de a marca Mini já valer mais que… a Ferrari!
Aqui não estamos a falar de valores bolsistas nem do valor absoluto enquanto companhia, até porque há marcas que deveriam ser valorizadas enquanto grupo e aparecem isoladas neste estudo (BMW e Mini ou Audi e VW, por exemplo). O estudo levado a cabo pela Interbrands foca-se muito no valor da marca, no sucesso comercial dos produtos de cada uma delas e dos seus serviços, bem como a força que a imagem de marca consegue exercer na decisão final de compra do cliente. No fundo, é uma tabela de valores das imagens de marca.
É interessante perceber que, num mundo tão vasto e com marcas tão célebres, há espaço para 15 marcas de automóveis entre os cem primeiros, não havendo outra área industrial com tantos representantes. Apesar da sua meteórica ascensão bolsista e do lançamento do Model 3 que tem sido muito badalado nos Estado Unidos, de onde provém este estudo, a Tesla entra por pouco nos 100 primeiros e não aumentou o seu valor face ao ano passado…
Segundo aquele estudo, aqui ficam as dez marcas mais valiosas do Mundo, com o respectivo valor (em milhões de dólares), seguindo-as as restantes marcas automóveis que ainda cabem no «top 100»:
1.º Apple 184.154
2.º Google 141.703
3.º Microsoft 79.999
4.º Coca-Cola 69.733
5.º amazon 64.796
6.º Samsung 56.249
7.º Toyota 50.291
8.º Facebook 48.188
9.º Mercedes 47.829
10.º IBM 46.829
13.º BMW 41.521
20.º Honda 22.696
33.º Ford 13.643
36.º Hyundai 13.193
38.º Audi 12.023
39.º Nissan 11.534
40.º Volkswagen 11.522
48.º Porsche 10.129
69.º Kia 6.681
73.º Land Rover 6.095
87.º Mini 5.114
88.º Ferrari 4.876
98.º Tesla 4.009
Pode achar-se estranha a ausência da General Motors deste ranking mas, lá está, trata-se de uma lista de marcas e, de momento, a GM não possui nenhuma que consiga ter, a nível global, uma imagem tão forte como qualquer das representadas nesta tabela…