Todos os anos o EuroNCAP destrói dezenas de carros novinhos em folha… para o nosso bem! São os "crash tests" de referência na Europa para aquilatar da segurança real dos novos modelos que vão sendo lançados no mercado e que nos dizem com o mais elevado grau de rigor se um determinado automóvel cumpre, ou não, os mais elevados padrões de segurança passiva. Diversos embates são simulados para aferir do grau de protecção que proporcionam aos seus ocupantes, bem como aos peões na eventualidade de um atropelamento.
Saiba quais os carros mais seguros de 2016!
Ao longo de 2016, o EuroNCAP – consórcio formado por diversas instituições europeias e por vários automóveis clubes nacionais, nomeadamente o ACP – sujeitou aos seus testes 18 novos automóveis de passageiros e quatro quadriciclos e divulgou agora aqueles que considerou os melhores em cada classe. Com uma ressalva: o
Mercedes Classe E teve um comportamento exemplar, mas não pôde receber o galardão por ter sido o único modelo da denominada "Classe Executiva" a ser testado.
Para chegar ao resultado do Melhor em Cada Classe, o EuroNCAP fez a soma ponderada dos resultados obtidos em cada uma das quatro áreas analisadas: protecção dos ocupantes adultos, dos ocupantes crianças e dos peões, além das assistências à condução, em termos de segurança activa, sendo neste caso apenas considerados os sistemas que integram os equipamentos de série.
O
Toyota Prius foi o primeiro carro a submeter-se aos testes depois da revisão dos seus critérios. Que passaram, por exemplo, a valorizar os carros que incluem dispositivos de detecção de peões com travagem automática em cidade. E foi assim que o híbrido japonês foi declarado o melhor da
classe dos Familiares Médios.
Já nos
Familiares Compactos tivemos outro híbrido como vencedor, com o
Hyundai Ioniq a conseguir um brilhante resultado, com cinco estrelas EuroNCAP, graças a elevadas pontuações de 91% na protecção do ocupantes adultos, 80% nas crianças e 70% nos peões. Entre os
SUV compactos, o
VW Tiguan foi o melhor, com 96%, 84% e 72% naquelas três áreas. Mas o consórcio fez questão de referir o muito bom resultado também obtido pelo
Seat Ateca, quase como se tivesse havido dois vencedores nesta categoria…