Sabe que automóvel tem o maior pára-brisas do mundo? E o mais pequeno? A Carglass, empresa especializada na reparação e substituição de vidros automóveis, deitou mãos à obra e deu-nos a resposta.
O título de automóvel com o maior pára-brisas do mercado é o Tesla Model X, que leva o conceito de pára-brisas panorâmico a um novo nível, já que se estende até ao tejadilho. A marca fundada por Elon Musk descreve este pára-brisas como "Big Sky" e graças a ele é possível iluminar o habitáculo com luz natural e aumentar a sensação de espaço.
"Este pára-brisas oferece uma experiência de condução única, semelhante à que se tem dentro do cockpit de um helicóptero", assegura Elon Musk.
De acordo com a Carglass, o pára-brisas do Tesla Model X tem uma superfície de três metros quadrados e é fabricado pelo especialista AGP, que conta com tecnologia própria que leh permite fabricar vidros até quatro metros quadrados de superfície.
No lado oposto desta questão está o Mercedes SLR Stirling Moss, um modelo muito especial que serve de homenagem ao antigo piloto britânico e que assinalou o final da produção do SLR. Este Mercedes conta com o pára-brisas mais pequeno dos que foram fabricados nos últimos, que mais não é do que um deflector frontal.
Esta característica segue a mesma linha de vários desportivos dos anos 50 e 60 e é usada para que o fluxo do ar seja desviado e passe por cima da cabeça dos ocupantes.
Escusado será dizer que em caso de capotamento este tipo de solução não oferece nenhum tipo de protecção, ao contrário dos pára-brisas convencionais, que podem suportar até 30% da resistência da estrutura do automóvel e são fundamentais para que o tejadilho não ceda em caso de capotamento.
Cada um dos pára-brisas minúsculos do Mercedes SLR Stirling Moss tem uma superfície de apenas 300 cm², ou de 0,030 m².