Pesquisa
Actualidade

Sabe quais as quatro coisas da indústria automóvel que os Simpsons adivinharam?

15:28 - 16-05-2019
 
Sabe quais as quatro coisas da indústria automóvel que os Simpsons adivinharam?Sabe quais as quatro coisas da indústria automóvel que os Simpsons adivinharam?Sabe quais as quatro coisas da indústria automóvel que os Simpsons adivinharam?Sabe quais as quatro coisas da indústria automóvel que os Simpsons adivinharam?Sabe quais as quatro coisas da indústria automóvel que os Simpsons adivinharam?
Sabe quais as quatro coisas da indústria automóvel que os Simpsons adivinharam?Sabe quais as quatro coisas da indústria automóvel que os Simpsons adivinharam?Sabe quais as quatro coisas da indústria automóvel que os Simpsons adivinharam?Sabe quais as quatro coisas da indústria automóvel que os Simpsons adivinharam?Sabe quais as quatro coisas da indústria automóvel que os Simpsons adivinharam?

Se já viu televisão, a probabilidade de já ter visto um episódio de Simpsons é muito elevada, afinal estamos a falar de uma série icónica e que já está no ar desde o dia 17 de Dezembro de 1989.

Durante todos estes anos, que se traduzem em 30 temporadas, os Simpsons habituaram-nos a um tipo de comédia muito particular e a uma particular apetência para a premonição de coisas que vieram a acontecer no futuro. Foi assim com a chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos e com a criação do iPhone, mas a verdade é que esta família também adivinhou muitos detalhes relacionados com… automóveis!

Assim, e de acordo com uma lista criada pela publicação "Drivetribe", reunimos quatro coisas relacionadas com carros que os Simpsons conseguiram prever. Ora veja:

Crescimento da popularidade dos SUV

Na temporada 9 da série, lançada em 1998, Marge compra um SUV, modelo que neste episódio foi descrito como um carro com "a condução suave de um desportivo europeu e com a durabilidade de um poderoso 4x4". Esta é, no fundo, a definição de SUV.

É difícil perceber qual o modelo que Marge comprou, mas é fácil encontrar semelhanças com o Range Rover de primeira geração e com o Jeep Grand Wagoneer.

Agora, mais de duas décadas depois, os SUV continuam a ganhar adeptos e representam uma grande fatia do mercado automóvel.

Listas de opcionais de perder de vista

Homer Simpson sempre foi conhecido por ser um brincalhão. E numa das suas reflexões achou por bem criar o melhor carro possível, que resultou num automóvel… peculiar.

Qual foi o segredo desta criação? Escolher todos os opcionais possíveis e imaginários para o seu carro, algo cada vez mais comum na indústria automóvel, já que quase todas as marcas querem permitir o máximo de personalização possível.

Carros que pedem ajuda

Em plenos anos 90, Homer Simpson testou um automóvel eléctrico na série, muito antes deste tipo de motorização ser democratizado.

Denominado Elec-Taurus, este eléctrico, que  tinha uma imagem semelhante ao Citroën DS, caiu por uma falésia e incendiou-se. Mais tarde percebeu-se que apesar de destruído, o carro ainda conseguiu enviar um pedido de ajuda automático ao concessionário, onde se podia ler: "Ajuda, ajuda, queima".

Agora, muitos anos depois, percebemos que esta ideia é a base de sistemas como o BMW Assist ou o OnStar, da Opel. O condutor pode pressionar um botão "SOS" montado no tejadilho e alerta de imediato os serviços de emergência.

Carros autónomos

Hoje em dia todas as marcas estão a trabalhar no desenvolvimento de tecnologias de condução autónoma para os seus automóveis, mas os Simpsons já nos apresentaram esta ideia há cerca de 20 anos.

No episódio em questão, Homer e Bart seguiam ao volante de um camião quando Homer adormeceu ao volante. Mais tarde, Homer acordou e percebeu que o camião tinha continuado a viagem e estacionado junto a uma estação de serviço.

Denominado "Navitron Autodrive", este sistema foi secretamente instalado pelos camionistas para que pudessem relaxar durante a viagem.

De uma forma ou de outra, todas estas ideias se vieram a confirmar muitos anos mais tarde. A questão é, qual a próxima coisa que os Simpsons vão adivinhar? Resta-nos aguardar…

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.