Pesquisa
Tome Nota

Renault abandona mercado russo

11:47 - 27-04-2022
 
Renault abandona mercado russo

É mais um grande conglomerado empresarial a deixar a Rússia, como consequência da invasão da Ucrânia. A Renault está a deixar o mercado russo, mas conservou o direito de recompra dos seus activos num prazo de cinco a seis anos.

A notícia foi confirmada esta quarta-feira por Denis Manturov, ministro do Comércio e Indústria da Rússia, de acordo com a nota da Lusa.

"Entre aqueles que estão a discutir connosco a sua saída [do mercado russo] está a Renault", disse o governante à agência de notícias Interfax, durante uma visita a Tashkent, no Uzbequistão.

Manturov explicou que, devido à falta de recursos para manter a produção, o grupo automóvel francês decidiu desfazer-se de 68% das acções da AvtoVaz.

A venda dos activos da maior empresa da Rússia e da Europa do leste, é acompanhada pela venda da totalidade das acções da fábrica da AvtoFramos, antiga Renault Rússia.

O ministro indicou ser muito provável que a estatal NAMI adquira o pacote de acções da AvtoVaz, fabricante da Lada.

A operação terá o valor nominal de "um rublo", sendo dada a opção de recompra pelo grupo Renault num prazo de cinco ou seis anos. "E se fizermos investimentos nesse período, estes serão incluídos no preço. Não haverá prendas", afirmou.

Manturov acrescentou que o mesmo mecanismo de transferência, com opção de recompra, será usado com as acções da AvtoFramos.

Esses activos irão permanecer sob o controlo da cidade de Moscovo, onde está localizada a fábrica, que até Março passado produzia vários modelos Renault.

"Comprar não está nos nossos planos, muito menos nacionalizar", explicou o governante. "Mas se as empresas não podem garantir o fornecimento de componentes, não podemos esperar para sempre. Seremos obrigados a buscar alternativas".

Após o início da "operação militar especial" na Ucrânia, em 24 de Fevereiro, a Rússia sofreu um vendaval de sanções económicas, com inúmeras empresas estrangeiras a deixarem o país.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.