Pesquisa
Actualidade

Regresso ao trabalho: Autoeuropa começa a laborar a 27 de Abril

18:29 - 17-04-2020
 
Regresso ao trabalho: Autoeuropa começa a laborar a 27 de Abril

A Autoeuropa regressa ao trabalho a 27 de Abril, mais de um mês depois de ter interrompido a produção devido à pandemia do Covid-19.

A medida também irá abranger as 18 empresas fornecedoras do parque industrial da fábrica da Volkswagen.

O anúncio foi feito oficialmente pelo grupo alemão, depois de estabelecer as datas de retoma das suas instalações na Europa.

As fábricas da Volkswagen de Zwickau, na Alemanha, e de Bratislava, na Eslováquia, começam a operar já segunda-feira,

Segue-se a Autoeuropa na última semana de Abril, acompanhando a reabertura das instalações de Espanha, Rússia e Estados Unidos.

A maioria das fábricas do fabricante germânico na China já retomou a produção, assim como a divisão da empresa dedicada a componentes.

Entretanto, a Renault Cacia já entrou em laboração, enquanto a PSA de Mangualde prepara o reinício de actividade, embora não tenha ainda avançado com uma data específica. 

A reactivação da produção na Autoeuropa terá sempre como "a prioridade principal" o cumprimento "de medidas de protecção da saúde dos trabalhadores", ressalva o construtor, que emprega mais de 5 mil pessoas na fábrica de Palmela.

À rádio TSF, Daniel Bernardino, da coordenação de Comissões de Trabalhadores das Empresas do Parque Industrial da Autoeuropa, esclareceu que a retoma ao trabalho será feita de forma gradual. 

"As pessoas vão retomando o trabalho à medida que forem testadas as medidas de segurança".

Essas deverão passar pelo "controlo de entradas, com medição da temperatura às pessoas, utilização de máscaras por parte de 100% dos trabalhadores e de equipamento de protecção individual, como viseiras ou óculos".

A Volkswagen suspendeu a produção na fábrica de Palmela a 17 de Março, mas a empresa já estava parada desde o dia anterior.

Muitos trabalhadores foram obrigados a faltar ao trabalho para ficarem com os filhos devido ao encerramento das escolas.

Certo é que, passo a passo, começa-se a caminhar no nosso país para uma normalização da actividade laboral, à medida que forem levantadas as restrições impostas pelo estado de emergência.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.