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Se uma imagem vale mais que mil palavras, os dois vídeos que aqui mostramos valem mais que tudo o que pudéssemos escrever ou descrever! Vamos, por isso, apenas colocar a mais recente proeza da BMW em contexto para se perceber a grandeza do… "número de circo" conseguido com o novo M5, na pista circular e permanentemente molhada do Perfomance Center da marca, na Carolina do Sul.
A chegada do novo BMW M5, com o poderoso V8 4.4 biturbo de 600 cv, estava mesmo a pedir uma nova tentativa mas, desta vez, a marca alemã não se quis limitar à "banalidade" de montar um depósito suplementar gigante para que o carro fizesse mais uns quilómetros com o motor sempre "a gritar". E decidiu ir por um novo, difícil e arriscado caminho: reabastecer o carro sem que ele parasse (para não invalidar o recorde), recorrendo a uma tecnologia inspirada na usada pelos aviões de combate que são "alimentados" em pleno voo!
Problema adicional: a transferência de 56 a 68 litros em apenas 50 segundos seria feita a partir de um segundo M5, da anterior geração, guiado por outro instrutor daquela escola, Matt Mullins e envolvia enormes riscos para o responsável pela operação Matts Butts que se arriscava até a ficar "ensanduichado" entre os dois carros! O ensaio geral não correu particularmente bem mas, no dia da prova, a operação foi feita por cinco vezes, com um ou outro toque mas, acima de tudo, com enorme brilhantismo. E o primeiro recorde estava estabelecido: o mais longo "drift" de dois automóveis em conjunto, com 63,16 km!
Mas, mais importante, foi a resistência de Johan Schwartz que aguentou oito horas às voltas e sempre com o M5 atravessado, numa proeza registada para o Livro dos Recordes do Guiness: 373,85 km foi a distância percorrida em mais de duas mil voltas à pista circular. Mas… chega de explicações, o melhor mesmo é ver os vídeos, tanto com a prova como com a explicação de tudo o que esteve por trás da sua preparação e o certo desânimo após o ensaio geral…