O que será mais rápido: um SEAT Leon Cupra 4WD com 300 cv ou um trenó puxado por seis huskies? Foi precisamente esta questão que a fabricante de Martorell quis responder no seu mais recente vídeo promocional.
O cenário escolhido para este "duelo" foi o lago gelado de Pikku Nissi na Finlândia (por esta altura tem cerca de 1,5 metros de gelo), onde de resto
"AQUELA MÁQUINA" esteve a testar as propostas 4x4 da SEAT nas condições mais radicais, um terreno por onde todas as marcas do Grupo VW passam nos testes de Inverno.
Quem é mais rápido: um SEAT com 300 cv ou um trenó com seis huskies?
De um lado está o novo Leon Cupra 4WD equipado com um motor 2.0 litros turbo que debita 300 cv de potência e 380 Nm de binário máximo, sendo que esta potência é transmitida através de uma caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades para o sistema de tracção integral que a SEAT apelida de "4Drive".
Estes números permitem que a aceleração dos 0 aos 100 km/h seja feita em apenas 4.9 segundos e que a velocidade máxima seja fixada nos 250 km/h (limitado electronicamente).
Do outro lado está uma "máquina" completamente diferente. Trata-se de uma espécie de "trenó" que conta com a força de… seis huskies! Para os menos atentos pode não parecer impressionante, mas estamos a falar de animais altamente treinados e habituados a estas condições e temperaturas. E acredite, estes cães correm rápido… muito rápido!
É claro que esta competição está longe de ser oficial, mas ainda que mais não seja do que um exercício de marketing, somos obrigados a admitir que o resultado final merece aplausos. Mas o melhor mesmo é ver o vídeo… vai ver que deu para tudo, até para o piloto espanhol Jordi Gené (já venceu várias provas de "turismo" e soma participações em Le Mans) trocar o volante do SEAT pelo comando do trenó…