É um dos modelos mais fabricados da história da indústria automóvel e há 40 anos que mantém a Ford… em Fiesta! Foi em 1976, por esta altura, que as primeiras unidades da primeira geração do pequeno citadino da marca da oval começaram a sair da fábrica de Almussafes, em Valência, acabadinha de estrear.
Foi para assinalar o 40.º aniversário do popular modelo da Ford que se reuniram… 40 Ford Fiesta representativos das sete gerações, obviamente com os mais velhinhos, os Mark I, à frente. A caravana, em que os Fiesta se integraram num conjunto de duas centenas de outros modelos clássicos da Ford, ligou a fábrica de motores de Dagenham e Brighton (Inglaterra), onde se realizou o Ford Summer Festival, celebração dos vários modelos da marca da oval azul.
Desde o MkI ao mais recente MkVII, todas as gerações estiveram representadas, numa celebração de um modelo que já faz parte da história da marca, estando entre os mais vendidos dos seus 113 anos de história. O nome Fiesta foi escolhido pelo próprio Henry Ford II, não só por "ir bem" com a palavra Ford, por ser um termo alegre e por fazer a ligação a Espanha onde iria ser produzido na fábrica construída expressamente.
Em 1979 foi ultrapassado o primeiro milhão de unidades de um modelo que conheceu enorme sucesso desde o primeiro momento. A primeira geração duraria até 1983, a segunda até 1989 e a terceira até 1997, embora convivendo com a quarta a partir de 1995. As gerações seguintes foram lançadas em 2002, 2008 e, a sétima e mais recente, em 2012, com a estreia do motor tricilíndrico 1.0 Ecoboost.
A Fiesta da Ford mede-se, no entanto, pelos números: antes do final deste ano deverá ser ultrapassada a fasquia dos 18 milhões de unidades produzidas! Actualmente, o Fiesta é construído/montado em Espanha (Valência), Alemanha, Rússia, China, Taiwan, Tailândia, Vietname, Índia, Brasil, Venezuela e México!