A Volkswagen ainda recentemente
apresentou o "facelift" do Golf, mas já está a pensar e a trabalhar na próxima geração de um dos seus modelos mais icónicos. A oitava geração do Golf vai aparecer no mercado em 2019, sendo que a versão GTI só deverá chegar um ano depois.
Mas quando chegar, em 2020, o Golf GTI já deve vir com um sistema híbrido de forma a aumentar ainda mais a potência e a diminuir os consumos. Pelo menos é isso que afirma a publicação britânica "Autocar", que cita uma fonte próxima de Frank Welsch, responsável da pesquisa e do desenvolvimento da Volkswagen, que garante que o próximo GTI virá com um sistema eléctrico de 48 volts e com um motor 2.0 turbo a gasolina.
Tudo indica que o motor a combustão estará acoplado a uma caixa automática de sete velocidades de dupla embraiagem, mas a opção de uma versão com caixa manual ainda não foi completamente descartada.
Outro dos projectos que está na mesa é a criação de um Golf GTI 100 por cento eléctrico, sendo que se receber luz verde, fará parte do alinhamento de eléctricos da Volkswagen que já foi antecipado com os concepts I.D..
Mercedes-AMG também se vai render aos híbridos
A Volkswagen não está sozinha nesta aposta nos sistemas híbridos. Tobias Moers, "patrão" da Mercedes-AMG, já confirmou que a "hibridização" é algo inevitável e que também vai chegar à divisão de alto rendimento da Mercedes.
"Nós não somos capazes de mudar o futuro. É uma situação emocionante na indústria automóvel. Toda a gente está a falar de electrificação e hibridização. Quando falamos de um AMG híbrido ou de um sistema totalmente eléctrico, é algo que com certeza podemos esperar para depois de 2020", afirmou Tobias Moers em declarações à "Motor Authority".
Quer pelo aumento ao nível da potência quer pelo impacto positivo que representa ao nível dos consumos e das emissões, podemos aguardar por mais "confirmações" como estas no futuro.