Aproximadamente
um ano depois da Renault ter renovado a família Clio (modelo que ilustra este artigo), já se fala no próximo modelo do "best-seller" da marca francesa. Ao contrário do que aconteceu em 2016, em que a Renault apresentou um "facelift" e não um modelo novo, a fabricante gaulesa deverá apresentar uma geração completamente nova em 2019 e já há quem fale no que vai mudar.
A publicação britânica "Autocar", citando o vice-presidente executivo da Renault na Europa, Jean-Christophe Kugler, garante que o novo Clio será electrificado, ainda que não adiante quais os motores (ou motor!) que vão receber "ajuda" de um propulsor eléctrico.
Tudo indica que o novo Clio híbrido possa receber tecnologia idêntica à proposta híbrida da nova Scénic, ainda que menos complexa, já que um dos objectivos da Renault é manter o preço deste Clio PHEV "controlado".
Mas há mais! O próximo Clio vai receber tecnologia de condução autónoma de nível 2, que permitirá que o carro assuma os travões, o acelerador e o volante. O mesmo é dizer que apesar de ser uma funcionalidade útil para quem é apanhado em longas filas de trânsito, não dispensa que os condutores se mantenham em alerta, ao contrário do que acontece com o nível 3.
Estas serão as duas maiores novidades da próxima geração do Renault Clio, que tal como sempre acontece também deverá receber um "upgrade" tecnológico e no que aos sistemas de segurança e conectividade diz respeito.
Ainda não foi confirmada nenhuma data para a estreia do próximo Clio, mas é seguro afirmar que deverá acontecer ainda em 2019.