O Porsche Panamera mais potente é híbrido e conta com 680 cv! Trata-se do
Panamera Turbo S E-Hybrid e temos que reconhecer que a Porsche apanhou toda a gente desprevenida quando subiu a potência para os 680 cv, muito acima dos 550 cv que encontramos na versão Turbo.
Para conseguir estes "números" a fabricante de Estugarda "montou" na sua berlina de luxo um sistema que combina um motor V8 4.0 biturbo de 550 cv com um propulsor eléctrico que debita 100 kW, o equivalente a 136 cv. Isto permite, por exemplo, um binário máximo de 850 Nm, disponíveis logo a partir das 1400 rpm.
São valores que impressionam e como tal a marca de Zuffenhausen vai passar a disponibilizar esta motorização no SUV Cayenne. Ainda assim, teremos de aguardar pela próxima versão deste modelo, algo que só deverá chegar no mercado durante o próximo ano.
Por enquanto os detalhes ainda são escassos, mas é possível adivinhar um enorme "salto" no que a performances diz respeito. Este mesmo sistema híbrido leva o Panamera Turbo S E-Hybrid dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos e atinge os 310 km/h de velocidade máxima. É certo que o futuro Cayenne S E-Hybrid deverá ser ligeiramente mais lento do que o Panamera, mas é seguro afirmar que vai ser mais rápido que o Cayenne S E-Hybrid (416 cv) actual, que passa dos 0 aos 100 km/h em 5.4 segundos ou do que o Cayenne Turbo S de 570 cv, que acelera até aos 100 km/h em 3,8 segundos.
Esta evolução vai permitir ao próximo Cayenne S E-Hybrid bater o pé aos seus principais rivais, sobretudo aos que "vivem" dentro do Grupo VW. Falamos do Bentley Bentayga, Audi Q8 e claro, Lamborghini Urus.