A próxima geração do Mercedes SL será projectada pela AMG, a divisão de alto desempenho da marca de Estugarda.
De acordo com a publicação britânica "Autocar", o desenvolvimento do SL foi entregue à AMG, de forma a dar a esta gama da Mercedes um cariz (ainda) mais desportivo. Uma fonte da Mercedes adiantou ainda que o modelo da próxima geração será
"uma proposta bastante diferente do modelo actual".
Para o desenvolvimento do novo modelo, a implementação da nova plataforma MAS (Modularen Sportwagen Architektur) será peça chave. Trata-se de uma evolução da plataforma MRA, que se estreou com o actual Mercedes Classe C, sendo que o uso de alumínio e plástico reforçado a fibra de carbono serão fundamentais para reduzir o peso do futuro SL.
E esta "dieta" também poderá significar alterações ao nível da capota metálica, que poderá ser substituída por uma de lona, tal como aconteceu no passado, sendo que desde 2001 que um SL não sai de fábrica com uma capota de lona.
No que toca a motorizações, é certo que o novo motor de 3.0 litros turbo de seis cilindros será adicionado à oferta deste SL, que deverá continuar com o V8 biturbo de 4.0 litros (SL500 e SL63) e o V12 biturbo de 6.0 litros na variante SL65.