A assembleia anual da Audi foi fértil em confirmações de lançamentos de novos modelos de que já há muito se vinha falando, mas ficou marcada pela revelação de uma novidade inesperada: da estratégia da marca de Ingolstadt para a mobilidade eléctrica fará parte um modelo citadino, verdadeiro mini urbano, a produzir em baixos volumes a partir de 2021!
A ideia da Audi já não é nova… Em 2011 apresentou o "concept" A2 (que recuperamos na galeria de fotos) que antecipava um citadino "premium" puramente eléctrico e com as baterias de iões de lítio colocadas no chão do carro, permitindo uma potência de 82 cv com a possibilidade de picos de 116 cv, para um carro de 3,8 m de comprimento e 1150 kg de peso.
A ideia, agora, é fazer um carro ainda mais compacto, do tamanho do
VW up!, para o segmento A e que, muito provavelmente, se poderá chamar A0 e-tron: A0 porque será mais pequeno que o A1; e com o sufixo e-tron por pertencer à família de modelos eléctricos. Passará, assim, a ser o Audi mais pequeno de sempre, desde que a marca comercializou o Audi 50, em 1974, que não era mais que um VW Polo com os quatro anéis na grelha…
Segundo foi explicado na assembleia anual da Audi, a tecnologia para uma pequena série de veículos eléctricos do segmento A estará pronta dentro de quatro anos, sendo provável que se trate de um modelo exploratório que possa levar a uma produção em maiores volumes nos anos seguintes.
Quanto às outras novidades, praticamente todas eram conhecidas e já aqui divulgadas, receberam a chancela de "oficiais", depois de serem anunciadas na assembleia, realizada em Neckarsulm, onde a Audi tem a sua fábrica (mais) especializada na construção em alumínio. Até 2020 a Audi lançará três modelos eléctricos, os já falados SUV nascidos dos protótipos
e-tron SUV e
e-tron Sportback SUV (também nas fotos), além de um outro que não foi especificado. Mas que não será o tal citadino, apenas previsto para 2021…
No que respeita a modelos de motorizações convencionais, foi confirmado o alargamento da gama de SUV com dois novos modelos, o
Q8 – também já antecipado pelo "concept" que esteve nos salões de Detroit e Genebra – e o
Q4. Outros cinco modelos serão substituídos ou modernizados nos próximos 12 meses: A1, A6, A7, A8 e Q3.
O primeiro será já o "navio-almirante", a 11 de Julho, durante a "Audi Summit" que se realizará em Barcelona. Espera-se que a nova geração do A8 dê um enorme passo em frente em termos tecnológicos, avançando já com capacidades autónomas bastante avançadas. Tanto o A8 como o A7 deverão contar com versões híbridas "plug-in".
Como se vê, a Audi está prestes a iniciar uma fortíssima ofensiva de produto, na tentativa de entrar na "guerra" directa com Mercedes e BMW pela liderança entre as marcas "premium"!