Gasolina e gasóleo deverão registar uma descida muito ligeira nos preços na segunda-feira.
Segundo os cálculos do Jornal de Negócios, o litro da gasolina simples 95 deverá baixar cerca de um cêntimo, para os 1,719 euros.
Já o litro do gasóleo deverá descer apenas meio cêntimo, para os 1,519 euros.
A descida dos preços coincide com a baixa da cotação em 1% do petróleo Brent, que é referência para o nosso país, após sete semanas seguidas a subir nas praças internacionais.
Entretanto, a partir de 10 de Novembro, entra em vigor o desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros.
O programa funcionará de forma semelhante ao IVAucher, sendo o desconto transferido directamente para a conta do contribuinte, que terá de pagar com cartão bancário.
Os contribuintes terão de aderir ao sistema – quem já aderiu não terá de voltar fazer a adesão – e receberão o desconto em dois dias úteis depois de adquirirem o combustível.
Caso não seja usado o desconto, num máximo até 50 litros (cinco euros por mês), será acumulado com o valor do mês seguinte.
Os cálculos do Jornal de Negócios baseiam-se na evolução dos preços dos dois derivados do petróleo e do euro.
Contudo, é preciso ter em conta que o custo dos combustíveis depende sempre de cada posto de abastecimento, da zona onde ele se encontra e da marca.
Os preços têm em conta as variações calculadas face ao preço médio praticado no país esta semana, e anunciado pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Os cálculos têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas, ainda que a evolução costume ser semelhante.
Os dados disponíveis para o matutino de economia só estão disponíveis até quinta-feira, quando falta um dia de negociação.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?