Os preços dos combustíveis fazem uma "pausa" momentânea na próxima segunda-feira, face aos sucessivos aumentos registados nas últimas semanas.
Segundo os cálculos do Jornal de Negócios, a gasolina simples 95 deverá manter-se nos 1,6671 euros por litro e o gasóleo simples nos 1,4542 euros da semana que agora termina.
A manutenção dos preços está relacionada com a desvalorização da cotação do petróleo nos mercados internacionais depois de suspensas, e sem acordo, as negociações da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+).
Mesmo assim, sublinhe-se que o litro da gasolina já subiu 25 cêntimos (+ 18%) desde o primeiro dia do ano.
A OPEP+ quer lançar mais petróleo no mercado em Agosto mas conta com a oposição dos Emirados Árabes Unidos.
Segundo o diário de economia, aquele país do Médio Oriente concorda com o aumento da produção mas só darão luz verde se for revisto o nível de produção inicial, a partir são calculadas as reduções que cabem a cada país.
Os cálculos do Jornal de Negócios baseiam-se na evolução dos preços dos dois derivados do petróleo e do euro.
Contudo, é preciso ter em conta que o custo dos combustíveis depende sempre de cada posto de abastecimento, da zona onde ele se encontra e da marca.
Os preços têm em conta as variações calculadas face ao preço médio praticado no país esta semana, e anunciado pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Os cálculos têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas, ainda que a evolução costume ser semelhante.
Os dados disponíveis para o matutino de economia só estão disponíveis até quinta-feira, quando falta um dia de negociação.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?